Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Mutirão da Saúde: Hospital...

Mutirão da Saúde: Hospital Regional de São José realiza mais de duas mil cirurgias eletivas em 2023

Referência em atendimento na Grande Florianópolis, o Hospital Regional de São José (HRSJ) chega à marca de 2.112 cirurgias eletivas realizadas apenas em 2023. Número ainda maior foi registrado nas cirurgias de emergências, onde já foram realizadas neste ano 3.289. 

Os dados levam em conta os procedimentos realizados no período entre 1º de janeiro e 25 de maio, são cirurgias de diversas especialidades. Os maiores volumes contemplam os procedimentos oftalmológicos (960); de ortopedia e traumatologia (542); cirurgia geral (144) e ginecologia e obstetrícia (137).

“Esse é um trabalho que não pode parar. As pessoas aguardam ansiosamente e há muito tempo por uma cirurgia. Assumimos o compromisso de resolver esse problema histórico e estamos cumprindo”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

“Nosso hospital recebe pacientes de diversas regiões, são pacientes de trauma, gestantes vêm à unidade realizar seus partos. Com isso, já ultrapassamos os 100 mil atendimentos esse ano”, afirmou Daywson Koerich, diretor do HRSJ. 

O Hospital Regional de São José é uma unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) porta aberta, ou seja, mantém emergência 24h para atendimento à população, sendo referência em ortopedia no estado.

“Todos que chegam aqui são atendidos. Mesmo realizando esse grande volume de cirurgias de emergência, estamos trabalhando em paralelo com os procedimentos eletivos, reorganizando fluxos dentro do hospital para ampliar ainda mais esses números”, complementa o diretor. 

Recorde de cirurgias ortopédicas

Em março deste ano o hospital bateu o recorde de cirurgias desta especialidade em toda sua história, foram 344 procedimentos. 

A unidade vem apresentando gradativamente um aumento no número de pacientes atendidos em ortopedia. Se comparado a março de 2022, quando foram realizadas 295 cirurgias, houve um aumento de 16%.

Os dados de atendimentos demonstram que há um incremento anual no número de cirurgias traumatológicas realizadas. Em 2020 houve uma média mensal de 256 procedimentos, em 2021, a média foi de 276 e, em 2022, para 288.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support