Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Mutirão da Saúde: Hospital...

Mutirão da Saúde: Hospital Marieta Konder Bornhausen soma 459 procedimentos realizados no Programa de Cirurgias Eletivas

Desde o dia 16 janeiro, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, já realizou 459 cirurgias de uma meta de 553. O Hospital está inserido no Programa de Cirurgias Eletivas do Governo do Estado, assim como outras 96 unidades de saúde. Um trabalho que vem exigindo uma nova organização dentro da unidade e comprometimento dos profissionais do corpo clínico para que os horários de realização de procedimentos sejam ampliados.

“Nosso papel é tirar a dor da vida das pessoas e temos muitos catarinenses sofrendo nas filas de espera. Já estamos conseguindo avançar, mas temos muito trabalho pela frente e esse envolvimento de todos é fundamental”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

“Tivemos o comprometimento de todos para que chegássemos a esses resultados, são vidas que estão sendo salvas, famílias que estão salvas. Seguimos buscando sanar a espera pelos procedimentos”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A unidade conta com oito salas no centro cirúrgico e para atender a demanda do mutirão. Quatro estão dedicadas a esses procedimentos de alta e média complexidade com ampliação dos horários de funcionamento, incluindo os finais de semana.

A ampliação dos serviços ocorreu após uma reunião entre a SES e a direção do Hospital, em janeiro deste ano, que permitiu alinhar os fluxos de chegada dos pacientes. Como um hospital referência em oncologia, a estratégia foi dedicar os pacientes oncológicos para que seja possível cumprir a legislação realizando o atendimento desses casos em até 60 dias. Desde de que o Programa foi lançado houve uma redução de 1.149 pacientes na fila de espera por cirurgias oncológicas em todo o estado.

As cirurgias mais realizadas no período foram de:

• Cabeça e pescoço: 146
• Mastologia: 87
• Geral: 100
• Ginecologia: 41
• Urologia: 68
• Gastrologia: 7
• Ortopedia: 6
• Torácica: 4

Programa Estadual de Cirurgias Eletivas

O Programa foi lançado, pelo Governo do Estado, no dia 6 de fevereiro. O objetivo é zerar a fila de espera de cirurgias eletivas em seis meses. Para este ano estão empenhados R$ 235 milhões. Os valores serão utilizados para o pagamento dos procedimentos. Estão incluídas no Programa também as pessoas que aguardam por consultas, cirurgias, exames e diagnósticos, assegurando atendimento prioritário aos pacientes oncológicos. Mais de 225 mil catarinenses serão diretamente beneficiados.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support