Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Mutirão da Saúde: Hospital...

Mutirão da Saúde: Hospital Marieta Konder Bornhausen organiza força-tarefa para avançar nas cirurgia oncológicas

Para reduzir a espera por uma cirurgia oncológica, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, organizou uma grande força-tarefa. De janeiro até 15 de fevereiro foram feitas 271 cirurgias oncológicas, de um total de 553. O Hospital é um dos 91 que fazem parte do Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, lançado no começo do mês.

No centro cirúrgico, das oito salas, quatro estão sendo destinadas para as cirurgias oncológicas e esse número sobe para cinco nos fins de semanas. O mutirão começou em janeiro e a meta até março é atender 553 pessoas nas cirurgias oncológicas, que são as de alta complexidade, além dos procedimentos de média complexidade.

As cirurgias mais realizadas no período foram de:

  • Cabeça e pescoço: 102
  • Mastologia: 54
  • Geral: 44
  • Ginecologia: 32
  • Urologia: 24
  • Gastrologia: 7
  • Ortopedia: 5
  • Torácica: 3

Ajustes no Marieta

:: Mais fotos no álbum

Segundo o diretor do Hospital. Edson Artur Rossini, foram necessários alguns ajustes, para realizar o mutirão da saúde e, ao mesmo tempo, manter a rotina do hospital.

“O mutirão gerou um esforço da direção do hospital como também dos funcionários e foram necessários mais materiais e medicamentos. Também houve uma sensibilização do corpo clínico porque muitos médicos estão trabalhando mais nos dias de semana e também nos sábados e domingos”, relatou.

A médica-cirurgiã, Joyce Capocci Cavacco, destacou a importância desse trabalho. “Estamos aumentando o número das cirurgias oncológicas, potencializando esse mutirão, para que a gente consiga sanar essa fila o quanto antes e todos os pacientes recebam o tratamento o mais rápido possível.”

Para a Irmã Arielle, coordenadora administrativa do Centro Cirúrgico, esse trabalho é o de levar esperança de novo para o próximo. “Realmente está sendo um marco na nossa história neste momento. E esses mutirões pelo SUS servem para dar mais acesso ao nosso povo catarinense, de Itajaí e região”, acrescentou.

Fim da espera

Dona Jorgelita e seu Batista estavam acompanhados das filhas nesta quarta. Os dois esperavam por uma cirurgia há 3 anos.

Seu Batista é morador de Itajaí e estava muito emocionado. Foram longos anos, com dores e idas ao pronto socorro, até chegar o dia da cirurgia de hérnia. “Eu tinha muitas dores e agora estou mais aliviado. A expectativa é que vai melhorar”, disse ele.

Dona Jorgelita, que estava à espera da cirurgia de vesícula, era só felicidade. “Hoje eu estou feliz, né? Vou sair dessa agonia. Três anos de espera não é fácil, mas Deus é pai.”

Gratificante

São histórias de luta e de superação. Pessoas que encontram na equipe médica, a chance de uma vida melhor. E para os profissionais, trabalhar no mutirão está sendo gratificante. “Os pacientes esperam ansiosos e vê-los com essa esperança, de que vão ter um tratamento adequado, uma vida com mais qualidade, com certeza é gratificante”, destacou a médica- cirurgiã Joyce Capocci Cavaco.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support