Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Mutirão da Saúde: Estado...

Mutirão da Saúde: Estado abre novo espaço da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Marieta em Itajaí

Um marco para os pacientes com câncer da região de Itajaí e mais um grande passo na história do Hospital Marieta. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ganha novo espaço no terceiro andar do Complexo Madre Teresa, edifício anexo à estrutura da unidade hospitalar, que funciona no Centro de Itajaí e cuja obra era um sonho antigo da população.

A inauguração do serviço de atendimento a pacientes com câncer nesta segunda-feira, 27, dá início a uma nova fase com ainda mais humanização e respeito àqueles que necessitam de cuidados especiais. A cerimônia contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Boehm e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia passa a atender a população no novo espaço físico a partir da próxima segunda-feira, 6.

Os serviços estão localizados nos dois primeiros pavimentos da torre, que possui 15 andares. O total investido pelo Estado para a construção da nova torre foi de R$ 95 milhões. O Complexo Madre Teresa contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Ambulatório, Banco de Leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 12 salas cirúrgicas sendo três obstétricas, Central de Materiais Esterilizados (CME) e Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), divididos em uma área de mais de 21 mil metros quadrados.

:: Mais fotos no álbum

“Um momento importante para a saúde de Santa Catarina essa entrega aqui no Marieta. As pessoas que estão doentes têm pressa e nosso compromisso é garantir esse atendimento rápido e com qualidade. É o caso dessa estrutura que irá melhorar os serviços que hoje já são prestados pela equipe do Complexo Madre Teresa”, destacou Jorginho Mello.

A nova estrutura vai mais do que dobrar a capacidade de atendimento da população. O Hospital Marieta é vocacionado para diferentes e importantes especialidades médicas atendidas na Unacon: Cabeça e Pescoço, Coloproctologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Ginecologia, Mastologia, Oncologia Clínica, Ortopedia e Urologia.

“Para nós é uma imensa alegria poder entregar à comunidade esse novo espaço, moderno, acolhedor, humanizado e que fará a diferença na vida de tantos pacientes oncológicos, pessoas geralmente fragilizadas e que agora contarão com um novo alento, uma nova esperança”, ressalta a Irmã Simone Santana, diretora-geral do Hospital Marieta.

Demanda

A demanda atual de atendimento na Unacon é de 3,9 mil consultas por mês e 1.585 tratamentos mensais que englobam quimioterapia, hormonioterapia e/ou imunoterapia. Também são realizadas 100 cirurgias todos os meses. Há ainda o Serviço de Radioterapia, no qual são realizadas 1.100 sessões mensais. Ele está localizado em um prédio em outro endereço, na Avenida Joca Brandão. Já no ambulatório, o volume de pacientes atendidos gira em torno de 3.300 ao mês. A previsão é de iniciar os trabalhos no local a partir de 6 de março.

“Normalmente os pacientes que tem câncer precisam das sessões de quimioterapia e radioterapia. Então, esse espaço aqui vai acolher muito mais pacientes para receber os tratamentos com condições mais adequadas e até ampliação no número de atendimento”, informou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support