Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Mutirão da Saúde: durante...

Mutirão da Saúde: durante agenda na Serra, governador visita Hospital de Caridade Coração de Jesus

Governador Jorginho Mello e secretária da saúde Carmen Zanotto visitam hospital de caridade Sagrado Coração de Jesus

O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, estiveram neste sábado (11), no Hospital de Caridade Coração de Jesus, em São Joaquim, na Serra Catarinense. A visita não estava na agenda oficial do governador, mesmo assim, Jorginho Mello fez questão de passar pela unidade e ouvir as demandas da direção e falar com os médicos.

“Nós estamos aqui para agradecer o trabalho de todos os profissionais e reconhecer os esforços para que Santa Catarina avance nas cirurgias eletivas. Vocês são importantes demais.”, destacou o governador.

O Hospital de Caridade Coração de Jesus faz parte do Programa Estadual de Cirurgias Eletivas do Governo do Estado, lançado no início de fevereiro de 2023. “O Hospital de São Joaquim está comprometido. Nós estamos na PHC (Política Hospitalar Catarinense), realizando procedimentos gerais, geniturinários e ortopédicos. Estamos junto no Mutirão da Saúde para reduzir a fila de espera em Santa Catarina.”, disse o diretor do hospital, João Paulo de Jesus.

Para a realização dos procedimentos, o hospital conta duas salas cirúrgicas e seis leitos de recuperação pós-anestesia (RPA). Segundo a direção, além dos médicos que hoje atuam no hospital, nos próximos dias, novos profissionais vão chegar para reforçar o quadro clínico. A maioria das operações é realizada durante a semana, mas quando necessário a equipe se mobiliza para os procedimentos nos finais de semana.

Governador Jorginho Mello e secretária da saúde Carmen Zanotto visitam hospital de caridade Sagrado Coração de Jesus
Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Mutirão da Saúde

Neste sábado (11), durante a visita do governador Jorginho Mello, as duas salas cirúrgicas estavam ocupadas. Desde que o hospital entrou no Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, foi formada uma fila de atendimentos pré-cirúrgicos e realizados cerca de duzentos e cinquenta procedimentos. Todos os pacientes são da região serrana.

“Estamos conseguindo atingir a demanda que o Estado está gerando para a gente. Nós estamos realizando muitas cirurgias ginecológicas e procedimentos gerais. A nossa equipe é bem completa, inclusive, temos um cardiologista para dar suporte até a gente operar”, frisou o anestesiologista Antônio da Cruz Machado Filho.

O profissional disse que a parte administrativa do hospital oferece todo o suporte necessário. “Temos medicamentos e aparelhos para suprir a demanda. Hoje contamos com um intensificador de imagem para analisar, na hora, a parte óssea do paciente, temos um aparelho de ultrassom para utilizar nos nossos atos anestésicos e aparelhos de anestesia de alta qualidade, então isso ajuda muito”, destacou.

Governador Jorginho Mello e secretária da saúde Carmen Zanotto visitam hospital de caridade Sagrado Coração de Jesus
Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Fila Zero

O Programa Estadual de Cirurgias Eletivas tem como meta zerar, em até seis meses, a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de Saúde do Estado. O orçamento previsto para o Fila Zero em 2023 é de R$ 235 milhões.

Estão incluídas no Programa também as pessoas que aguardam por consultas cirúrgicas, exames e diagnósticos, assegurando atendimento prioritário aos pacientes oncológicos. Mais de 225 mil catarinenses serão diretamente beneficiados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support