Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Municípios do Planalto Serrano...

Municípios do Planalto Serrano recebem discos rígidos com seus dados de referência

Na manhã desta quinta-feira, 18, as cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) receberam os dados geoespaciais do programa Levantamento Aerofotogramétrico , da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “Este programa é uma das ações que a SDS realiza para benefício direto dos municípios de Santa Catarina, todas voltadas para uma gestão pública de qualidade”, declarou o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Gabriel Ribeiro, agradeceu ao governador em nome dos doze municípios que fazem parte da secretaria. “Esta é uma nova tecnologia que vai nos auxiliar para o desenvolvimento regional”, disse. Para a secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, este é um instrumento necessário para gestão.

Com o custo de aproximadamente R$ 12 milhões, o programa de Levantamento Aerofotogramétrico poderá ser utilizado para avaliação ambiental, planejamento urbano e rural, delimitação de zonas de riscos em caso de desastres climáticos e relocação de moradias, entre outros.

O prefeito de Rio Rufino, Ademar de Bona Sortor, que na ocasião representou o presidente da Amures, Edilson José de Souza, este programa é para que os municípios conheçam seu território. “Sem a ajuda do Governo do Estado não conseguiríamos nos desenvolver, principalmente os municípios pequenos”, salientou. O secretário da SDS completou, afirmando que é necessário conhecer parar gerir e que este é um dos objetivos do Levantamento Aerofotogramético. “Nosso segundo objetivo, por determinação do governador Raimundo Colombo, é trabalhar para os municípios e é isso que estamos fazendo”, explicou.

Estavam presentes a prefeita de Cerro Negro, Sirley Kley Varela; de Lages, Elizeu Mattos; de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier; e de Urubici, Fidelis Schappo; além do vice-prefeito de Painel, Dercy de Assis Melo e representantes de Bocaina do Sul e Capão Alto.

Entrega dos dados para Amplasc: Os discos rígidos com dados de referência foram entregues, ainda nesta quinta-feira, 18, para as cidades da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc). Segundo o presidente da Amplasc e prefeito de Zortéa, Paulo José Francescki, o objetivo principal do Levantamento Aerofotogramétrico é repassar aos prefeitos dados precisos de seus municípios. “Este material irá facilitar a vida dos gestores públicos”, declarou.

Estavam presentes no evento, os prefeitos de Abdon Batista, Lucimar Salmória; de Brunópolis, Ademil da Rosa; de Campos Novos, Nelson Cruz; de Monte Carlos, Marco Nei Siqueira; e de Vargem, Nelson Gasperin Junior.

Entregas continuam nesta quinta e sexta-feira: As cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) receberão o Levantamento Aerofotogramétrico também nesta quinta-feira, 18, às 18h, em Videira. Já na sexta-feira, 19, às 11h, é a vez dos integrantes da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), em Curitibanos; e, por fim, às 14h para a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), em Rio do Sul.

Informações adicionais:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-2256

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support