Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Municípios do Alto Vale...

Municípios do Alto Vale se unem e garantem imunização com vacinas BCG e pentavalente

Foto: James Tavares/Arquivo Secom

Devido à falta de vacinas BCG e pentavalente em todos os estados brasileiros, inclusive em Santa Catarina, em virtude da indisponibilidade de estoque a nível nacional, os municípios do Alto Vale tem se unido e com uma estratégia simples, garantido que a população não fique sem imunização.

A vacinadora, Marileide Pereira de Moraes, de Lontras, explica que o frasco da vacina BCG possui 10 doses e depois de aberto pode ser utilizado em no máximo seis horas, por isso, as cidades tem organizado grupos para evitar o desperdício. “Nós enquanto vacinadoras nos organizamos e fazemos agendamentos para que todas as dez doses sejam aplicadas de uma só vez e nada seja desperdiçado. Também encaminhamos os pacientes para as cidades que ainda tem a vacina em estoque e se o paciente não pode ir sozinho levamos no carro da saúde.”

Segundo o gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Amarildo José Moser, a logística organizada pelas vacinadoras tem dado certo e toda a população está sendo vacinada. “Sabemos que não é o ideal, mas estamos conseguindo contemplar todos que necessitam e a expectativa é de que a situação seja regularizada o mais breve possível. Até lá quem tem divide com quem não tem”.

O que diz o Ministério da Saúde

Através da nota N° 134-SEI/2017-CGPNI/DEVIT/SVS/MS o Ministério da Saúde, informou a todas as Secretarias de Saúde que as vacinas BCG e pentavalente não foram distribuídas aos estados na rotina do mês de janeiro por indisponibilidade de estoque a nível nacional. Conforme informações da equipe do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) ainda não há previsão para regularização no envio dessas vacinas.

Por conta desta situação, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) informa a todos que não possui doses das vacinas BCG e Pentavalente armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio para serem distribuídas aos municípios na rotina do mês de fevereiro. 

Desta forma, orientamos que as equipes municipais de atenção primária e de imunização que mantenham um cadastro de crianças que devem receber doses de BCG e PENTA para posteriormente serem resgatadas, de forma a atualizar a carteira de vacinação. No estado são aplicadas em média 6.500 doses de BCG e 20.000 doses da pentavalente por mês, em crianças de até 6 meses de idade.

Assim que esta situação for regularizada, a DIVE/SC irá providenciar o imediato envio de doses para as Gerências Regionais de Saúde abastecerem os municípios de Santa Catarina.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support