Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. MPSC cria centro de...

MPSC cria centro de apoio operacional especializado em Saúde Pública

Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto, participa de solenidade, no Ministério Público, de apresentação à sociedade do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública

O Secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, participou da solenidade de apresentação à sociedade do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP). O novo centro de apoio fará o acompanhamento das políticas públicas de saúde e das alterações legislativas, a interlocução com os órgãos públicos de saúde e entidades da área e prestará apoio técnico-jurídico às Promotorias de Justiça de todo o estado. O evento aconteceu na sexta-feira, 25, no edifício-sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis.

Antes essas atividades eram desenvolvidas pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), mas diante da dinâmica das políticas de saúde – constantemente revistas e reorganizadas nacional e localmente – e da grande demanda da área, que se evidenciou ainda mais no período de pandemia, o MPSC viu a necessidade de ter uma estrutura específica a fim de fortalecer e aprofundar a atuação do Ministério Público nessa área.

Assim, o CSP absorverá os programas, grupos de trabalho, campanhas e iniciativas que antes estavam sob a coordenação do CDH, além das atividades cotidianas, como o apoio técnico jurídico às Promotorias de Justiça de todo o estado.

A coordenação do novo centro de apoio operacional caberá ao Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, que exercia a coordenação do CDH e foi o responsável pela interlocução do Ministério Público com os órgãos públicos e entidades da área da saúde em um dos momentos mais críticos já vividos pela sociedade, que foi a pandemia do coronavírus.

De acordo com o promotor e coordenador do CSP, Dr. Douglas Roberto Martins, três projetos prioritários do CDH serão agora responsabilidade do novo centro de apoio: o Saúde sem Demora, que busca enfrentar o grave problema das listas de espera do SUS, o Monitor da Contratualização, que vai olhar para a oferta de serviços, para acompanhar contratos e convênios mantidos pelos gestores municipais e o gestor estadual, garantindo o atendimento da população, e o Saúde Mental em Rede, que tem o propósito de fortalecer as Redes de Saúde Mental do estado. Este último foi eleito pelo Conselho de Políticas e Prioridades Institucionais um dos focos de atuação, em função dos reflexos da pandemia.

“Essas iniciativas do MPSC voltadas especificamente para a área da saúde vão ser agora fortalecidas e vão ganhar uma atenção ainda mais especializada e qualificada com a criação do novo Centro de Apoio”, pontuou.

Para o Secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, o novo centro irá proporcionar mais possibilidades e aprimoramento da saúde pública catarinense, “Desejo cumprimentar o MPSC por ter feito essa mudança estrutural trazendo para a saúde pública um olhar cauteloso e com amplas possibilidades, materializando o Centro de Apoio”, considerou.

O Secretário afirmou ainda que em 2018, no início do processo de transição, o governador Carlos Moisés, ao montar sua equipe para a saúde, relatou seu desejo de elaboração de uma estratégia de trabalhos debruçada em três alicerces: mais serviços, com mais qualidade e mais próximo ao cidadão catarinense. “E esse foi exatamente o norte dado a gestão da Secretaria de Estado da Saúde”, explicou.

O Superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, destacou o trabalho em conjunto com o Ministério Público no combate a pandemia e considerou a importância da criação do novo centro, “É uma grande oportunidade que o MPSC está dando ao SUS”, disse.

Reconhecimento

Durante a solenidade, o Procurador Geral de Justiça de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, reconheceu o trabalho do governo do estado e da Secretaria de Estado da Saúde, em esforço conjunto com o Ministério Público, Tribunal de Contas, Superintendências e Conselhos de Classe, para sanar o problema da dívida de mais de 1,2 bilhões de reais herdada pela atual gestão, antes do início da pandemia.

“Sem o comando firme do governador Carlos Moisés na resolução do problema da dívida, nós não teríamos uma solução. Nós conseguimos zerar a dívida da saúde no estado de Santa Catarina no primeiro ano da gestão do atual governo. Isso foi importante porque depois ingressamos numa pandemia e não poderíamos carregar dois problemas ao mesmo tempo, a equalização da dívida com os fornecedores nos permitiu uma resposta rápida e um alto desempenho em saúde pública durante a pandemia”, esclareceu Comin.

Papel do Centro de Apoio

Os Centros de Apoio Operacional do MPSC mantêm os Promotores de Justiça atualizados com informações técnico-jurídicas, realizam pesquisas, estudos e relatórios, auxiliando em procedimentos de investigação, na preparação de ações e em estratégias de atuação. Propõem a celebração de convênios pela Instituição e a realização de cursos, palestras, seminários e outros eventos.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support