Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Movimento no Terminal Graneleiro do...

Movimento no Terminal Graneleiro do Porto de São Francisco aumenta 22% em 2023

Graças às melhorias realizadas nos últimos meses, o Terminal Graneleiro do Porto de São Francisco do Sul alcançou um novo recorde: no primeiro quadrimestre do ano recebeu 586 mil toneladas de grãos, principalmente, soja. O número representa um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram recebidas 481 mil toneladas.

O Porto do Norte catarinense exporta 80% de toda a soja produzida em Santa Catarina, sendo a China o principal país destinatário. O Terminal ocupa uma área equivalente a quatro campos de futebol, dentro do complexo portuário, e conta com dois grandes armazéns, a partir dos quais os grãos são transportados até os navios, por meio de esteiras.

O governador Jorginho Mello destacou os R$ 10 milhões de investimentos que têm sido feitos na infraestrutura portuária. “São recursos para melhorar a capacidade de movimentação e que vão contribuir para que a gente tenha cada vez mais recordes. Investimos nos nossos portos porque sabemos da importância deles pra nossa economia”, afirmou.

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, o planejamento das obras de revitalização foi essencial para alcançar as metas de crescimento. “A partir da previsão de uma safra recorde, a administração do Porto, juntamente com a equipe de funcionários do Terminal, procurou assegurar que o carregamento dos grãos ocorra de modo ágil, reforçando o compromisso do governador Jorginho Mello em ofertar o melhor serviço possível.”

Vieira explica que, em março, a balança rodoviária foi ampliada para atender caminhões maiores: o equipamento passou de 20 metros para 25 metros. No passado, um caminhão bitrem tinha que ser pesado em duas etapas. Agora, só numa, agilizando o fluxo de veículos.

“O Porto vem recuperando e mantendo a estrutura do Terminal, com investimentos constantes. Prova disso é a recuperação das vias internas, com a implantação de pavimento rígido, adequado à intensa circulação de caminhões pelo recinto”, afirmou o presidente do Porto, se referindo à renovação de toda a pavimentação interna do Terminal Graneleiro.

A linha férrea que atende o Terminal também está recebendo melhorias desde o início do ano.
Cerca de 500 metros da malha ferroviária passam por revitalização, incluindo 300 metros que estão desativados desde 2019. A obra agiliza as manobras dos trens, permitindo o uso de duas vias diferentes: uma para a entrada de vagões carregados e outra para a saída dos vazios.

Informações adicionais para a imprensa:
Billy Culleton
Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
E-mail: billy@portodesaofranciscodosul.com.br
Fone: (48) 99968-3091
Site: www.portosaofrancisco.com.br
Redes sociais: @portodesaofranciscodosul

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PSFS

Assessoria de imprensa do Porto de São Francisco do Sul

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support