Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Modelo de concessão do...

Modelo de concessão do Transporte Público Intermunicipal na Grande Florianópolis será apresentado no dia 7

A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis Estado marcou uma audiência pública para apresentar o modelo de concessão do Transporte Público Coletivo Integrado da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF). O evento acontecerá no dia 7 de dezembro, no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, na Capital, às 14h.

O projeto de concessão vem sendo elaborado desde 2016 e tem base no Plano de Mobilidade da Grande Florianópolis. A ideia é que, com a concessão, uma única empresa passe a operar o transporte intermunicipal na região, com passagens integradas por meio de bilhetagem eletrônica e outras mudanças significativas aos usuários. Entre elas, a alteração de linhas – para que, por exemplo, um passageiro que queira se deslocar de um município a outro na região continental não precise se deslocar antes a um terminal na Ilha de Santa Catarina.

“É mais uma demanda histórica dos catarinenses que está sendo atendida. Vamos deixar tudo pronto para a tão esperada concessão, baseada em estudos sólidos, consistentes”, avalia o superintendente-chefe da Suderf e secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, tenente-coronel Thiago Vieira.

Os documentos referentes à concessão ficarão disponíveis para consulta pública no site https://especial.sc.gov.br/ppi do dia 7 de dezembro de 2022 ao dia 13 de janeiro de 2023.

Passada a audiência e o prazo da consulta, o material é encaminhado à análise do Tribunal de Contas de SC (TCE/SC) e, posteriormente, o processo licitatório para a concessão poderá ser iniciado. A empresa vencedora terá 15 anos para explorar o serviço.

Curiosidades sobre o novo modelo

  • A empresa vencedora terá o compromisso em renovar a frota a pelo menos cada 10 anos
  • Todos os ônibus serão acessíveis a pessoas com deficiência
  • Essa é a primeira fase da reestruturação do sistema de transporte e de mobilidade da RMF, que contará com novas infraestruturas e opções de modais em uma segunda etapa
  • Transporte integrado (pelo tempo de duas horas

Saiba mais

  • O quê: Audiência Pública para concessão do Transporte Público Intermunicipal na Grande Florianópolis
  • Quando: 7 de dezembro, às 14h
  • Onde: no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, na Capital (Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 – Capoeiras, Florianópolis – SC)
  • Consulta pública: no site https://especial.sc.gov.br/ppi do dia 7 de dezembro de 2022 ao dia 13 de janeiro de 2023
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support