Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Metodologia é destaque do...

Metodologia é destaque do Plano de Mobilidade da Grande Florianópolis

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), lançado nesta terça-feira, 25, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, reuniu a equipe de desenvolvimento do projeto, membros do Governo do Estado, prefeitos, secretários municipais e representantes de organizações da sociedade civil. O estudo financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será feito por um consórcio de empresas nas 13 cidades que compõem a região da Grande Florianópolis.

Foto: Rosália Dors Pessato/Planejamento. Imagem para download aqui

O objetivo do Plamus é apresentar soluções para os problemas de mobilidade urbana já que o último estudo feito sobre o tema ocorreu em 1978. O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, destaca: “Além da necessidade de termos informações atuais sobre os problemas de mobilidade na capital e nos municípios vizinhos, a metodologia do Plamus é muito interessante porque prevê a participação social, com foco no debate dos hábitos dos moradores e nas alternativas de modais.”

Pesquisadores do Plano fizeram o levantamento de Origem/Destino durante o veraneio para identificar onde os turistas ficaram hospedados, de onde vieram, para onde foram após a estada na praia e quais meios de transporte utilizaram. As próximas etapas são as pesquisas domiciliares, pelo site do Plamus e a realização de oficinas técnicas com a participação de agentes municipais e representantes da sociedade civil.

O presidente da SC Parcerias, Paulo Cesar da Costa lembrou que a pesquisa de origem e destino, incluída no Plamus, deve ser feita a cada dez anos e ressaltou: “O estudo é mais do que isso, é um diagnóstico que vai orientar o plano de ação de desenvolvimento das cidades envolvidas, ou seja, Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis”.

>>> Confira a entrevista e faça o download

Informações adicionais
Rosália Dors Pessato
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 9186-9740

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support