Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Matrículas em cursos técnicos...

Matrículas em cursos técnicos da rede estadual de SC aumentam 150% após criação do CaTec

Foto: Marco Favero/ Arquivo / SECOM

O número de estudantes matriculados em cursos técnicos da rede estadual de Santa Catarina saltou de 12 mil para 30 mil após a criação do Programa Catarinense Técnico (CaTec) pelo Governo do Estado neste ano, representando um aumento de 150%. Os índices demonstram a efetividade da iniciativa, cujo objetivo é ampliar a oferta de cursos técnicos para estudantes da Rede Estadual de Ensino, possibilitando que terminem o ensino médio com o diploma de conclusão e pelo menos uma certificação técnica.

O CaTec permite que milhares de jovens estejam mais preparados para atuar no mercado de trabalho logo após a conclusão do ensino básico e tenham mais uma fonte de renda para a melhora da qualidade de vida deles e das suas famílias.

“Estamos muito satisfeitos com a adesão dos nossos estudantes aos cursos técnicos do CaTec. Desde o início do Programa, nós e o governador Jorginho Mello acreditamos muito que este seria um grande passo para dar mais oportunidades e preparo aos jovens que logo estarão no mercado de trabalho”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Previsão de mais 7 mil novas vagas

No início deste mês, mais um edital para a aquisição de novas vagas em cursos técnicos do Programa foi lançado pelo Governo de Santa Catarina para oportunizar aos estudantes da rede estadual de ensino. A previsão é de que mais de 7 mil novas oportunidades sejam abertas em 14 cursos técnicos diferentes nas cidades de São Bento do Sul, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Palhoça, Joaçaba, São Miguel do Oeste e Rio do Sul.

Após a contratação das instituições, a Secretaria de Estado da Educação (SED) irá organizar o calendário de início dos cursos técnicos e divulgar as datas das matrículas. A intenção é que os cursos comecem ainda neste ano.

Além do pregão eletrônico em andamento, a SED também trabalha no lançamento de um edital para aquisição de 40 mil vagas para o ensino técnico em 2025.

“A grande novidade é que além do CaTec e dos CEDUPs, que já oferecem cursos profissionalizantes, nós estamos ampliando em várias cidades de Santa Catarina, o oferecimento de cursos que ainda não temos em nossas escolas, numa parceria com universidades e empresas que puderam se inscrever no pregão”, finaliza a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support