Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. MASC tem noite especial...

MASC tem noite especial com recital da pianista italiana Marina Drudi e exposição-projeção do acervo

Foto: Márcio Henrique Martins / FCC

Na próxima segunda-feira, 26, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) terá uma noite especial. A partir das 19h, o público confere a exposição-projeção Arte Imperecível, com obras do acervo da instituição; e, a partir das 19h15, apresenta nova edição do projeto MASCquianas Musicais, desta vez com uma atração internacional: a pianista italiana Martina Drudi. A entrada é gratuita e é aberta ao público, sem necessidade de retirada prévia de ingressos. 

Recital

A série MASCquianas Musicais visa aproximar o público que aprecia Museu e Música. É uma “exposição musical guiada”, experiência em que a audiência, mesmo leiga, é convidada a entender as complexidades de alguns trechos musicais, explicados pelos artistas, além de apreciar um repertório interpretado com excelência e aprender sobre os instrumentos, compositores e suas obras de arte.

Além de Marina Drudi, a noite terá, ainda, participação do pianista André Luiz Nunes e mediação de Ana Paula Weschenfelder. No programa estão obras de Haydn (Variação em Fá menor), Beethoven (Sonata Waldstein op.53) e Mozart (Sonata em C maior K. 521 – dueto).

Martina Drudi formou-se em 2002 no Conservatório “F. Venezze” em Rovigo, sob a orientação do Maestro Fabio Ferrucci. Estudou depois com Konstantin Bogino, seguindo também cursos com Massimiliano Ferrati, Svetlana Bogino e Vladimir Ogarkov. Dedica-se ativamente ao repertório solo e de câmara, participando em importantes festivais de concertos na Itália e no exterior. Com o Trio InUno (oboé, fagote e piano) ganhou o primeiro prêmio no Concurso Europeu “Rocco Rodio” de Castellana Grotte; o Primeiro Prêmio Absoluto no Concurso “Asti per Asti”, o Primeiro Prêmio no Concurso “Giulio Rospigliosi” em Lamporecchio, o Terceiro Prêmio no “Concurs Josep Mirabent i Magrans” em Barcelona, o Terceiro Prêmio no Concurso “Luigi Nono” em Turim.

Com o Trio conseguiu também, com nota máxima, o Diploma de Música de Câmara na Accademia Pianistica “Incontri col Maestro” em Imola. Desde 2011 é coordenadora do Coro Infantil da Esciola de Música Sarti, e desde abril de 2013 é diretora do Coro Jubilate (Faenza-Itália), com o qual se apresenta em importantes eventos. Desde 2016 está qualificada no método Children’s Music Laboratory, que leciona na Escola “A. Masironi” de Brisighella e “G. Sarti” de Faenza.

Organiza, junto com seu colega Lorenza Garavini, o Music Bridge, workshop internacional do método CML, que ministra em Faenza centenas de famílias de toda a Itália. Desde o 2018 é organizadora didática do Festival “Fiato al Brasile”. Desde 2016 mantém fortes relacionamentos com as Universidades Brasileiras USP de Ribeirão Preto (SP) e UDESC de Florianópolis (SC), cidade aonde vai quase todos os anos para realizar conferências sobre o método CML, sobre repertório pianístico e coral, sobre ensino, atuando também como performer.

Martina Drudi também é formada em Filosofia pela Universidade de Bolonha, com uma tese em Filosofia da Música intitulada “Kircher e a teoria dos afetos”.

Exposição-projeção “Arte Imperecível”

Na celebração dos seus 75 anos, o MASC apresenta a exposição-projeção “Arte Imperecível”, com curadoria de Ana Paula Weschenfelder, Fabricio Tomazi Peixoto, Fernando Albalustro e Juliana Hoffmann. A mostra será exibida durante o concerto Mascquianas Musicais, com a pianista italiana Martina Drudi.

A intersecção entre música e imagens proporciona ao espectador experienciar audição e visualidade na relação entre sons, formas, acordes e tons. A imagética das obras selecionadas no acervo do MASC conversa com a biografia e a sonoridade dos compositores clássicos Haydn, Mozart e Beethoven, que serão interpretados por Martina Drudi. São obras de artistas italianos, descendentes ou com formação na Itália, que se unem às melodias vibradas nos acordes, em uma clara homenagem à pianista italiana.

Esta será a segunda exposição-projeção oferecida pelo MASC. A primeira ocorreu em 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, durante apresentação da Orquestra de Cordas da Ilha no local.

Serviço:

O quê: Recital com a pianista Martina Drudi (Itália) – MASCquianas Musicais e Exposição-projeção “Arte Imperecível”
Quando: 26/08/2024, às 19h (exposição) e às 19h15 (recital)
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)
Entrada gratuita

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FCC

Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura (FCC) E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br Telefone: 48 3664 2571 / 2572 Site: cultura.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support