Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Março Lilás e Amarelo:...

Março Lilás e Amarelo: Secretária reforça cuidados com a saúde da mulher

A Secretaria de Estado da Saúde lança o Março Lilás e Amarelo para falar sobre a saúde da mulher. O lilás lembra o câncer de colo de útero, terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres e a quarta causa de morte por câncer no Brasil. Ele é causado por alguns tipos de HPV. 

A principal forma de prevenção é a vacina aplicada em meninos e meninas com idades entre 9 e 14 anos. Os preservativos são outra forma de prevenção. O exame preventivo, conhecido como Papanicolau, deve ser feito por todas as mulheres após o início da vida sexual, e pode detectar a doença na fase inicial. 

Já a cor amarela é referente à endometriose que atinge mais de 7 milhões de mulheres no país. Diferentes fatores estão associados à doença, como genéticos, problemas no sistema imunológico, hormônios e problemas no período menstrual.

Os principais sintomas da endometriose são cólica menstrual intensa; dor nas relações sexuais, dor e sangramento ao urinar e evacuar, fadiga, diarreia e dificuldade de engravidar.

Todos os exames para a detecção das doenças, o tratamento e a prevenção estão disponíveis pelo SUS.

Repórter: Pâmella Andressa

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support