Março Azul: campanha alerta sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino
A campanha nacional de prevenção ao câncer de intestino, conhecida como Março Azul, foi oficialmente lançada em Santa Catarina nesta segunda-feira, 4.
O evento contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, de autoridades e médicos especialistas, que participaram de um talk show para esclarecer dúvidas sobre a doença e sua prevenção.
A abertura da campanha contou ainda com a participação da Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina, em Florianópolis.
A secretária Carmen Zanotto ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de intestino, dando atenção para todos os sinais que o paciente possa vir a apresentar:
SONORA
Desde o lançamento do Programa Estadual de Cirurgias Eletivas em fevereiro de 2023, foi determinado que os pacientes oncológicos recebessem prioridade no atendimento, retirando-os das filas de cirurgias eletivas e elencando como cirurgias tempo-sensíveis.
Como resultado desse trabalho, que envolve instituições hospitalares e profissionais da saúde, 10.992 pacientes com câncer passaram por cirurgias em 2023, sendo que 502 foram relacionadas a câncer de intestino ou colorretal em SC. Desses, 193 realizaram o procedimento no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis.
Dentre as ações do Estado para ampliação do acesso está a implantação da Linha de Cuidado ao Paciente Oncológico, em que são garantidos o cumprimento das legislações de 30 dias para realização de exames e de 60 para o início do tratamento.
A linha também prevê prioridade na fila de espera de cirurgias eletivas. Hoje, mais de 77% dos pacientes realizam a cirurgia oncológica em até 60 dias.
A Campanha Março Azul 2024, dedicada à conscientização sobre o câncer de intestino, está disponível no site www.marcoazul.org.br.