Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Macrorregião do Grande Oeste...

Macrorregião do Grande Oeste recebe a quinta Central de Regulação do Estado

Nesta terça-feira, 10, técnicos das superintendências de Serviços Especializados e Regulação (SUR) e de Planejamento e Gestão (SUG), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentarão a Política Estadual de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cronograma de implantação da Central de Regulação de Internação Hospitalar da Macrorregião do Grande Oeste. Essa é a quinta das oito centrais instituídas pela Lei Estadual nº 16.158, de 7 de Novembro de 2013, implantada em Santa Catarina. A reunião será no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

A central funcionará a partir do mês de Julho, na 4ª Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Chapecó. O serviço será prestado 24 horas, ininterruptamente, todos os dias da semana. A Central de Regulação do Grande Oeste regulará as internações hospitalares de 1.386 leitos do SUS em 34 hospitais, os quais abrangem 76 municípios daquela região e uma população de mais de 740 mil habitantes.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, a implantação das Centrais de Regulação Macrorregionais permitirá uma rede integrada de informações relativas à oferta de serviços disponíveis. “Vamos agilizar o atendimento à população, dando especial atenção às situações de risco, e assim, melhorar o acesso aos serviços de saúde e controle e avaliação”, afirma Tânia.

A reunião do dia 10 contará com a presença de secretários municipais de Saúde, técnicos do Controle e Avaliação das Secretarias Municipais de Saúde, representantes das Gerências Regionais de Saúde, bem como dos diretores e técnicos das unidades hospitalares da Macrorregião Oeste.

Para a superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Marlene Bonow Oliveira, a estruturação das centrais permite ajustar a oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e racional.

“A regulação das internações hospitalares ocorre de forma online, visando garantir o acesso do paciente e, na sua alta, a liberação da ordem numérica da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), a qual possibilita o imediato faturamento da conta hospitalar à unidade solicitante”, explica Geraldo Azzolini, gerente dos Complexos Reguladores da SES. Ainda segundo Azzolini, esta nova dinâmica quebra alguns paradigmas entre gestores e prestadores do SUS, uma vez que a AIH estará disponível no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e sob gestão da Central de Regulação.

Entre os dias 24 e 26 de junho serão realizadas oficinas nos municípios de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê para capacitar os profissionais dos 34 hospitais da Macrorregião do Grande Oeste, que irão manusear o módulo hospitalar do SISREG. Os treinamentos serão ministrados por técnicos da Gerência dos Complexos Reguladores, com apoio das Gerências Regionais de Saúde da Macrorregião.

 

Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira 
Secretaria de Estado de Saúde/SC
e-mail: anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3221-2149 / 9113-6065

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support