Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Luminárias e condicionadores de...

Luminárias e condicionadores de ar mais eficientes são instalados no Hospital Infantil

 O Programa de Eficiência Energética da Celesc Distribuição começou a troca, nesta quarta-feira, 27, de sistemas não eficientes no Hospital Infantil Joana de Gusmão do Governo do Estado, em Florianópolis. A iluminação e a refrigeração devem estar totalmente instaladas dentro de dois meses. O projeto será integralmente subsidiado pela Celesc.

Os investimentos chegam a R$ 718 mil em lâmpadas, luminárias, refrigeradores, e condicionadores de ar. Com isso, os pacientes terão um espaço bem iluminado e mais refrigerado – além da economia de energia elétrica. A substituição envolve 3.486 lâmpadas, 2.105 luminárias, 75 condicionadores de ar e 31 refrigeradores. O hospital beneficiado será responsável pela operação e manutenção dos equipamentos.

As ações da empresa atendem determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e visam reduzir a demanda e o consumo de energia na área de concessão da Celesc. Os sistemas antigos gastam mais energia elétrica. Os novos possuem o selo Procel de economia. Os velhos serão encaminhados para o descarte correto para não causar impactos ao meio ambiente, seguindo as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O projeto atenderá 33 hospitais de 29 municípios catarinenses com recursos na ordem de R$ 7,5 milhões. A Celesc estima uma redução total de consumo de 5.024 megawatts-hora por ano (MWh/ano), energia suficiente para atender 2.321 residências/ano. As instituições foram selecionadas por chamada pública feita pela Celesc em 2011, específica para hospitais filantrópicos.

Os trabalhos iniciaram em 2013, e vão até julho de 2015. A Padoin Engenhari, de Criciúma, foi contratada por meio de pregão eletrônico para realizar todas as etapas do projeto: o pré-diagnóstico, a medição do consumo de energia dos equipamentos antigos e a elaboração do diagnóstico energético, a substituição de equipamentos, o encaminhamento dos antigos para descarte.

{article Ricardo Hecker Luz}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support