Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Live de acolhida com...

Live de acolhida com secretários de educação abre semana pedagógica nas escolas de Santa Catarina

A semana pedagógica das escolas catarinenses começou nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, e vai até a próxima terça-feira, 7. A live de abertura teve a presença do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e da secretária adjunta, Patricia Lueders, que fizeram o acolhimento de coordenadores regionais, diretores e professores das unidades escolares catarinenses.

A programação pedagógica antecede a volta às aulas, que será na quarta-feira, 8. Além da live de acolhimento, a semana também terá palestras e períodos de autonomia para as escolas prepararem o ano letivo e os ambientes para receber os estudantes.

O secretário Cimadon falou sobre a sua trajetória na educação e os principais objetivos da gestão para o ano. “O nosso desejo é que tenhamos um grande início de ano, um 2023 muito proveitoso, e que ao longo dele possamos construir realmente uma estrutura educacional nas escolas do sistema estadual que permitam a integração com os nossos municípios”, enfatizou.

As lives ocorreram em dois períodos, matutino e vespertino, para atender toda a comunidade escolar, que também se reuniu em auditórios e salas de aula para acompanhar as boas-vindas. O Coral Vozes do Amanhã, do Instituto Estadual de Educação (IEE), realizou uma apresentação aos participantes, visando a ampliação do repertório.

A secretária adjunta também falou de sua experiência na educação catarinense para abrir o diálogo com a comunidade escolar. “Com leveza e carinho damos início neste ano letivo. Nosso objetivo maior vai ser a qualidade de ensino, que perpassa pelo pessoal, valorização do magistério e melhora da infraestrutura das escolas”, destacou.

Cronograma da semana

O planejamento da semana foi pensado pela equipe gestora a partir das demandas de professores, diretores e coordenadores. A diretora de ensino da SED, Sônia Regina Fachini, foi responsável por apresentar a programação.

A primeira palestra foi com o professor, Luiz Roberto Curi, intitulada “O Desenvolvimento de Competências no contexto da Educação Básica”. Curi é sociólogo, economista e presidente do Conselho Nacional da Educação e membro do Conselho Superior da Capes. A Diretora de Ensino da SED também falou sobre a organização do processo de ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental.

Encerrando as palestras do primeiro dia da semana pedagógica, a professora Beatris Clair Andrade, responsável pela Gerência de Modalidades, Programas e Projetos Educacionais da SED apresentou as modalidades da Educação Básica, inclusão e convivência ética.

A programação inclui ainda a palestra “Participação da Família na Escola: uma relação em permanente construção” com o professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Odilon Luiz Poli e a palestra “A abordagem maker na prática pedagógica” com o professor André Rabbe da Universidade do Vale do Itajaí (Unival).

A programação inclui também a palestra: “Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas em movimento e sua organização” com a professora Maike Cristine Kretzschmar Ricci, gerente na Gerência do Ensino Médio e Profissional. A série de palestras finaliza com o “Planejamento escolar: processo que antecede o trabalho pedagógico” com a diretora de ensino da SED, Sônia.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support