Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Lideranças discutem estratégias de...

Lideranças discutem estratégias de segurança para setor produtivo da maçã em São Joaquim

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 12, uma reunião com lideranças de São Joaquim para discutir o planejamento estratégico de segurança pública, com enfoque na forma de contratação de mão-de-obra na safra da maçã. O encontro contou com a presença de representantes da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (Amap), Ministério Público, Cooperativas, Empresas de maçã, Polícia Civil, Polícia Militar, Associação Serrana dos Engenheiros Agrônomos, Núcleo dos Técnicos Agrícolas de São Joaquim, OAB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura de São Joaquim e ADR São Joaquim, entre outros.

O presidente da Associação Gaúcha dos produtores de Maçã (Agapomi), Eliseu Zardo Boeno, explicou a sistemática implantada em Vacaria desde 2002, quando os produtores se uniram para buscar reduzir índices de criminalidade nos pomares. “O Plano de Vacaria busca eficiência na contratação de profissionais para trabalharem no período da safra, bem como, buscar mais segurança aos produtores e moradores do município de Vacaria, por meio da triagem de pessoas contratadas para o serviço de mão-de-obra. O diferencial é que lá temos apenas 90 produtores e aqui em São Joaquim são mais de 1.700 produtores, então é preciso encontrar um método adequado para ser implantado aqui”, explicou o presidente.

Como encaminhamento do encontro foi estabelecido uma reunião para o dia 20 de dezembro, onde será traçada uma metodologia a ser implantada em São Joaquim. A Amap se comprometeu em realizar uma Assembleia Geral da Associação, no dia 15 de janeiro, com o objetivo de sensibilizar os produtores rurais quanto a necessidade deste Plano.  
{article Elenise Melo Nunes – ADR São Joaquim}[text]{/article}

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support