Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Jorginho Mello anuncia novo...

Jorginho Mello anuncia novo serviço de cardiologia no Hospital Dom Joaquim em Sombrio

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, assinaram a autorização para a habilitação estadual em Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular para o Hospital Dom Joaquim, em Sombrio. A instituição junta-se a outras 10 que já estão realizando os procedimentos, por meio de habilitação estadual. O ato ocorreu na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), na tarde desta terça-feira, 17, e marca um passo significativo na ampliação dos serviços de saúde em Santa Catarina.

“Esse tipo de habilitação é fundamental para o cuidado com a saúde dos pacientes que necessitam de atendimento especializado. Estamos melhorando as estruturas dos hospitais e valorizando os profissionais que trabalham nas unidades hospitalares. A saúde é minha prioridade e vamos avançar ainda mais”, destacou o governador Jorginho Mello.

Santa Catarina se destaca como o primeiro estado do Brasil a criar a habilitação estadual em 2023. A estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é descentralizar os procedimentos cardiológicos de alta complexidade, que antes eram feitos no Instituto de Cardiologia (Florianópolis), para outras unidades, aumentando a oferta de serviços e reduzindo a distância entre os domicílios dos pacientes e os locais de tratamento.

“Estamos felizes em anunciar a liberação da habilitação estadual para atendimento de alta complexidade em cardiologia no Hospital Dom Joaquim. Esta conquista é o resultado de um trabalho colaborativo com os gestores municipais e da análise detalhada das necessidades da região. Com essa ampliação, conseguiremos reduzir a distância para os 15 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, desafogar hospitais, como o São José de Criciúma e os de Florianópolis, e proporcionar um acesso mais próximo e eficiente aos serviços de cardiologia para nossa população”, destaca o secretário Diogo Demarchi Silva.

Ao fim do processo de habilitação, o Hospital Dom Joaquim, junta-se a outras 10 unidades que já possuem Alta Complexidade em Cardiologia e estão realizando os procedimentos, aliviando a fila em várias regiões do estado. São eles: Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra; Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville; Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul; Hospital São José, em Jaraguá do Sul; Hospital Azambuja, em Brusque; Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê; Hospital São José, em Criciúma; Imigrantes Hospital e Maternidade, em Brusque; Hospital São Francisco, em Concórdia; Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

Valorização dos hospitais

O Hospital Dom Joaquim faz parte da rede de unidades de saúde beneficiadas pelo Programa de Valorização dos Hospitais do Governo de Santa Catarina, recebendo um incentivo fixo mensal de R$1,3 mil. Além disso, a unidade pactuou com a Secretaria de Estado da Saúde para a realização de cirurgias eletivas de alta e média complexidade em diversas especialidades, com pagamentos que podem chegar a R$2,3 milhões mensais, mediante produção.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support