Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. InvestSC encerra o ano...

InvestSC encerra o ano com expectativa de mais de R$ 2 bilhões em atração de novos investimentos e mais de 600 empregos diretos para Santa Catarina

Santa Catarina foi o lugar do Brasil escolhido para a primeira apresentação da Latindyl, uma plataforma Marketplace B2B internacional da América Latina, que, através da tecnologia, conecta pequenas e médias empresas. Esse é apenas um dos estabelecimentos que estuda se instalar em Santa Catarina e que foi atraído por meio do Programa InvestSC da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). 

O argentino Ignacio Marchese, co-fundador da Latindyl, esteve em novembro na sede da SDE em reunião com o secretário de desenvolvimento econômico, Jairo Luiz Sartoretto e representantes da Diretoria de Empreendedorismo e Competitividade da SDE. 

Para Marchese, a escolha de Santa Catarina foi devido à natural proximidade cultural: “Além disso SC é conhecida por apoiar empresas importadoras e exportadoras. Nesse sentido, contar com o apoio do Governo do Estado é um marco muito importante que confirma o compromisso e a visão de impulsionar o comércio internacional da região por parte das autoridades”, explica. 

A empresa também realizou encontros com  a Federação Industrial do Estado de Santa Catarina (FIESC), a Associação Catarinense de Supermercadistas (ACATS) e a Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de San Pablo (CAMARBRA).

O InvestSC foi remodelado em 2021, e é um Programa para Atração de Investimentos e Incentivos a Novos Negócios para o Estado de Santa Catarina. Durante esses quase dois anos, atendeu mais de 80 empresas, com expectativa de mais de 2 bilhões em atração de novos investimentos e mais de 600 empregos diretos. Entre os empreendimentos, destacam-se investimentos relevantes como a Nestlé Purina no município de Vargeão e a Berneck Painéis e Serrados com nova unidade em Lages, além da expansão da BMW em Araquari.

“Santa Catarina tem apresentado números incríveis na economia e, temos a oportunidade de avançar ainda mais pelo programa InvestSC, um programa fundamental neste processo de avanço econômico”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jairo Luiz Sartoretto. 

“Assumimos em 2021 com muito otimismo esse desafio que tem contribuído significativamente para o crescimento do estado, com a atração de novos negócios, a exemplo da fábrica da Nestlé Purina que trouxe um investimento bilionário para o Estado”, lembra o Gerente de Novos Negócios da SDE, Antonio Ricardo Machado Slosaski. 

Parceria em saúde

Outra empresa que colhe bons frutos por meio do InvestSC é a Humanizar Treinamento em Saúde, que atua na capacitação do atendimento da saúde. “Tínhamos o know how mas nos faltava o acesso às instituições de saúde, foi onde buscamos a InvestSC, que fez a aproximação com instituições de saúde pública e privada , facilitando dessa forma, nossa entrada nesse mercado! Isto foi essencial nesse início da nossa caminhada”, conta a  diretora da Humanizar, Renata Sá Fortes Régis.

A Humanizar Treinamento em Saúde surgiu da união de duas professoras com longa experiência no ensino técnico, superior e pós-graduação, sempre com ênfase na formação em saúde. “Pensar no desenvolvimento e manutenção do colaborador é uma das etapas para garantir um clima organizacional saudável.  Neste sentido, acreditamos que a partir da capacitação é possível tornar singular o atendimento em saúde, capacitando o profissional da área para prestar um serviço de excelência e proporcionar uma experiência acolhedora e personalizada para o cliente transformando a avaliação do serviço, seja ele público ou privado”, explica a diretora Renata Sá Fortes Régis. 

Sobre o InvestSC 

O programa conta com um núcleo interinstitucional, que tem a participação das secretarias de Estado da Fazenda, da Administração, da Infraestrutura e Mobilidade, secretarias Executiva da Executiva do Meio Ambiente, de Assuntos Internacionais, além da SCPAR e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

O InvestSC permite ao empreendedor interessado se instalar, expandir ou até mesmo requerer a resolução de algum problema que dificulte sua atividade em Santa Catarina. Com isso, a INVEST atua através da intermediação com órgãos Estaduais, Governo Federal e Municipal. 

Texto: Pablo Mingoti 

Mais informações para a imprensa:

Mônica Foltran

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE

Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366

E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com

Site: www.sde.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support