Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Intercâmbio de estudantes é...

Intercâmbio de estudantes é pauta de encontro entre o governador e o embaixador da Áustria no Brasil

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve reunido com o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, na manhã desta terça-feira, 7, na Casa d’Agronômica. Além do governador, secretários de Estado e outros convidados participaram de uma conversa com o embaixador para tratar de assuntos diplomáticos entre Santa Catarina e o país europeu.

Entre os assuntos da conversa estão: ampliação da alfabetização em língua alemã, intercâmbio de estudantes, além das questões econômicas e de políticas sustentáveis.

O governador avaliou como positiva a conversa e os primeiros alinhamentos já feitos no encontro desta terça-feira. “Já estamos definindo as políticas para garantir, por exemplo, o intercâmbio de mais jovens catarinenses para aquele país e vice-versa. Temos uma ligação muito forte, principalmente com famílias que são do Vale do Itajaí e que têm ligação direta com a Áustria e outros países da Europa. Além das questões econômicas, como empresas europeias que já investem aqui no nosso estado”, informou o governador.

Já o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, assumiu o compromisso de retornar à Santa Catarina em outubro para visitar a Oktoberfest de Blumenau. “Estou muito feliz em estar aqui com o governador e com os demais convidados tratando de assuntos importantes e que fortalecem ainda mais os laços entre Santa Catarina e a Áustria”, destacou Stefan Scholz.

Segundo o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, o objetivo desse tipo de encontro é buscar parcerias internacionais e não é diferente com a Áustria. “Queremos buscar acordo de cooperação técnica para o intercâmbio de estudantes, além de trazer produtos e tecnologias para Santa Catarina”, afirmou.

Também fica em Santa Catarina a cidade conhecida como “a mais austríaca do Brasil”. É o município de Treze Tílias. Localizada no Meio Oeste catarinense, a cidade tem várias atrativos típicos do país europeu. No mês de outubro, o município realiza a Tirolerfest, festa que comemorará agora em 2023 os 90 anos de imigração austríaca para SC.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support