Instituto de Cardiologia promove ações de conscientização sobre hipertensão arterial
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é no próximo domingo, 26. E para marcar a data, o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC) realizará na próxima segunda-feira, 27, a partir das 8h, ações de conscientização na Beira-Mar de São José, próximo à prefeitura.
As atividades integram a campanha 12 por 8, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da qual faz parte o médico Artur Herdy, representante da instituição em Santa Catarina para assuntos de prevenção. “Uma vez por mês os pacientes do Serviço de Reabilitação do Instituto de Cardiologia realizam atividades ao ar livre. Dessa vez, ampliamos a programação a fim de chamar atenção para os hábitos que previnem a pressão alta”, explica o cardiologista.
Além dos tradicionais alongamentos e caminhadas realizados pelos pacientes do programa de reabilitação, profissionais estarão medindo pressão, dando orientações sobre a importância da prática de exercícios e tirando dúvidas da população. Haverá também distribuição de material educativo. As atividades devem se estender até o meio dia.
Hipertensão atinge 30 milhões de brasileiros
A hipertensão arterial, ou simplesmente pressão alta, é uma doença crônica caracterizada por altos níveis da pressão sanguínea nas artérias, que fazem com que o coração exerça um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue para o corpo. A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Hábitos saudáveis, como atividade física regular e uma alimentação adequada com baixo teor de sódio, ajudam na prevenção.
Fatores como obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, estresse, uso excessivo de sal, falta de atividade física e sono inadequado contribuem para o desenvolvimento da hipertensão arterial. Os sintomas geralmente aparecem em fases mais avançadas da doença ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem ter dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros sintomas, que representam um sinal de alerta.
Saiba mais no site www.saude.gov.br.
A data
Comemorado anualmente no dia 26 de abril, o “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial” foi instituído pela Lei Federal 10.439/02, com o objetivo de conscientizar a população sobre o diagnóstico preventivo e o tratamento da doença.
Na semana que antecede essa data, o Ministério da Saúde é autorizado a desenvolver, em todo o território nacional, campanhas educativas de diagnóstico preventivo da hipertensão arterial e de doenças cardiovasculares em geral.
Informações adicionais para a imprensa
Jaqueline Richter
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Telefone: 48 3221-2354