Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Inovação na Transição Energética...

Inovação na Transição Energética Justa em Santa Catarina terá R$ 6 milhões em fomento

Com a proposta de impulsionar práticas sustentáveis no setor elétrico de Santa Catarina, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) está com submissões abertas para o edital de chamada pública 09/2023, alinhado à Política Estadual de Transição Energética Justa. O principal foco está em impulsionar uma jornada tecnológica e econômica que visa garantir a manutenção de milhares de empregos e redução de impactos ambientais. Empresas catarinenses podem se candidatar até 9 de outubro. O total previsto em fomento é de R$ 6 milhões.

No contexto da importância econômica e social da exploração do carvão mineral – que incentivou e segue contribuindo com a econômica de diversos municípios no Sul de Santa Catarina -, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, reforçou a urgência em inovar para o aproveitamento sustentável dos rejeitos carboníferos e destacou o valor agregado esperado para toneladas de materiais subutilizados.

“O carvão contribuiu com o desenvolvimento de Santa Catarina, mas seus rejeitos não foram utilizados da maneira mais sustentável. Por isso estamos promovendo o edital Inovação para Transição Energética Justa, como o primeiro de uma série de editais estaduais que buscam incentivar a subsistência da fonte energética, promovendo uma transição resiliente e sustentável e demonstrando a preocupação do governo do Estado com o tema”, destacou Fábio.

A iniciativa estimula a colaboração entre instituições científicas, setor empresarial, governo e sociedade, fomentando a pesquisa e inovação e potencializando a cultura de inovação e empreendedorismo com foco em tecnologias sustentáveis e eficientes. O fomento contempla equipamentos, materiais, serviços de terceiros e bolsistas e será destinado a até três propostas.

O edital tem três linhas temáticas principais: desenvolvimento de produtos valorizados a partir de resíduos, especialmente de mineração e termelétricos; recuperação ambiental de áreas afetadas; e mapeamento e/ou redução de emissões de gases de efeito estufa. “Através destas linhas temáticas, esperamos promover produtos, processos e serviços inovadores, bem como a transferência de tecnologia a partir do que hoje é chamado de resíduo. Trazendo, assim, valor agregado a toneladas de materiais subutilizados”, reforçou o presidente da Fapesc.

O edital incentiva inovações que beneficiem o setor carbonífero, enquanto também abordam desafios sociais, ambientais e de governança. “Recomendamos aos proponentes que avaliem os objetivos, para que as suas propostas estejam em sinergia com as linhas temáticas e potencializem o desenvolvimento de produtos, processos e serviços, alavancando os eixos ESG [governança ambiental, social e corporativa] e metas nacionais dos ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável]”, acrescentou Fábio.

O processo de análise e julgamento das propostas ocorrerá entre 9 e 23 de outubro e os projetos selecionados serão anunciados a partir de 24 de outubro. Informações sobre o edital estão disponíveis no site oficial da Fapesc. A Fapesc é o principal órgão de apoio à pesquisa e inovação no Estado de Santa Catarina, dedicado a fomentar o avanço da ciência e tecnologia em benefício dos catarinenses.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support