Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Incêndio de grandes proporções...

Incêndio de grandes proporções em indústria mobiliza mais de 40 bombeiros Criciúma

Combate durou cerca de seis horas e foram utilizados aproximadamente 130 mil litros de água e 500 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) – Foto: Jonatã Rocha / SECOM

Um incêndio de grandes proporções em uma indústria de cola mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) nesta terça-feira, 17, em Criciúma. Ao todo, a operação teve duração de mais de seis horas e contou com a participação de cerca de 40 bombeiros.

Por se tratar de um incêndio de grande vulto, foram acionados recursos adicionais do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma, contando com o apoio dos quartéis das cidades de Araranguá, Forquilhinha, Içara e Morro da Fumaça. Foi acionado, ainda, reforço do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Tubarão.

A princípio, conforme o tenente Eduardo Henrique Ribeiro, perito de incêndio, a empresa estava realizando o transbordo de material no momento. “Segundo a investigação, podemos constatar que o incêndio ocorreu durante a transferência de um líquido de um recipiente para outro. Durante esse processo, a causa da ignição teria sido eletricidade estática. É importante ressaltar que a empresa atendia a todos os requisitos de segurança para a execução dessa atividade”, ressaltou. A área de 200 m² foi totalmente consumida pelas chamas.

Durante a ocorrência, foi constatado que o material químico pertencente à empresa havia avançado pelo sistema pluvial/esgoto da área atingida, sendo realizada a evacuação de um perímetro de 500 metros, necessária para garantir a segurança da população e o término dos trabalhos. Para conter o avanço do material na rede pluvial, foi utilizado o Líquido Gerador de Espuma (LGE) na canalização. No fim, foram verificadas as edificações da circunscrição, com aparelho de detecção de gases, para garantir a segurança e circulação no perímetro.

Para o controle das chamas, foram utilizados seis caminhões de combate a incêndio, duas ambulâncias e três caminhonetes 4×4 para apoio logístico. Foram gastos aproximadamente 130 mil litros de água e 500 litros de LGE.

Além do Corpo de Bombeiros Militar, a operação contou com o suporte da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Guarda de Trânsito Municipal, Defesa Civil Estadual e Municipal, Prefeitura Municipal de Criciúma e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support