Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Imigrantes recebem auxílio para...

Imigrantes recebem auxílio para ingressarem no mercado de trabalho em Santa Catarina

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, ONU e a ONG Círculos de Hospitalidade tem auxiliado imigrantes que chegam a Santa Catarina a ingressarem no mercado de trabalho e começarem uma nova vida com direitos garantidos e uma perspectiva diferente de futuro.

Nesta sexta-feira, 17, mais uma ação de atendimento coletivo foi realizada na SAS. Durante toda a manhã, os imigrantes foram auxiliados na elaboração do currículo e tiveram acesso a várias oportunidades de trabalho.  A capacitação facilita o acesso às oportunidades de emprego no estado.

Os imigrantes venezuelanos e haitianos representaram a maioria dos atendimentos, mas pessoas de outras 16 nacionalidades já foram beneficiadas. O projeto oferece também aulas de português, regularização migratória, assistência psicossocial, programa de empreendedorismo, realização de feiras e eventos multiculturais, entre outras iniciativas.

A diretora da ONG Círculos de Hospitalidade, Bruna Kadletz, ressalta a garantia de  oportunidades aos imigrantes para que eles possam recomeçar a vida no Brasil. “Sempre buscamos auxiliá-los em processos seletivos para vagas de trabalho e isso é extremamente importante,  não somente para assegurar o acesso dessa população a direitos, mas também para promover a integração socioeconômica”.

A secretária da Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, afirma que hoje Santa Catarina é o estado que mais acolhe imigrantes. “Obviamente que outros estados, como São Paulo, recebem mais imigrantes, mas somos o que mais acolhe, que consegue dar oportunidades de trabalho e moradia. Boa parte dos imigrantes chegam até nós por meio do CRAS, e essas parcerias com outras organizações são importantes para que possamos auxiliá-los”, completa. 

 A Agência da ONU para as Migrações tem papel fundamental na parceria que ajuda a diminuir barreiras entre empregadores e essa população, suprindo necessidades do mercado e trazendo diversidade para os ambientes laborais. O acesso ao emprego resgata a autonomia e a autoestima dos imigrantes.

A jovem Katherin Alejandra Garcia Sarmiento, de 28 anos, chegou ao Brasil em dezembro do ano passado com o filho de três anos e é uma das imigrantes beneficiadas com essa parceria. “Vim trabalhar e buscar uma melhoria para meu filho. Cheguei a conseguir um trabalho, mas não deu certo e agora estou desempregada e essa ação auxilia demais. São muito amáveis e explicam tudo muito bem sobre as ofertas de trabalho”, disse.

Texto: Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
Secretaria de Estado a Assistência Social, Mulher e Família

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support