Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Consumidor
  4. /
  5. Imetro-SC apresenta resultados do...

Imetro-SC apresenta resultados do primeiro quadrimestre de 2023

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina completou o primeiro quadrimestre de 2023 com resultados positivos e que mostram o avanço das ações, em comparação com o mesmo período de 2022. Houve um aumento de 57% nas ações fiscais do Imetro em Santa Catarina, durante operações deflagradas pelo Inmetro em todo o país. Em relação à segurança, o Instituto estadual realizou 4.136 ações relacionadas a produtos como artigos infantis, eletrodomésticos, capacetes e outros. Os dados foram apresentados pelo presidente do Instituto, Alexandre Soratto, nesta terça-feira, 9.

Foram apreendidas ou interditadas mais de nove mil unidades de produtos com potencial risco à segurança dos consumidores. Já na área da confiabilidade metrológica, foram vistoriados 37 mil instrumentos de medir em todo o estado, como balanças, bombas medidoras de combustíveis, taxímetros e cronotacógrafos, dentre as quais, 272 apresentaram irregularidades.

Nestes primeiros meses do ano, na área das medidas, o Imetro realizou 11.392 ensaios para conferir o peso, o volume, as dimensões e o número de unidades de produtos da cesta básica de alimentos e de produtos de limpeza, dentre outros. Um aumento de 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Treinamento

Na busca constante pela qualificação de seus fiscais, o Imetro viabilizou em Santa Catarina o primeiro treinamento laboratorial de combate a fraudes eletrônicas em bombas de combustíveis, em parceria com o Ipem/SP. “A avaliação é de que o ano começou de forma muito positiva. Por exemplo, este treinamento com nossos fiscais sobre a engenharia das fraudes. É uma capacitação singular que coloca Santa Catarina na vanguarda do conhecimento atualizando nossos fiscais com as últimas técnicas utilizadas no combate as tentativas de burlar a legislação e provocar concorrência desleal”, avalia o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto.

Metas para 2023

Entre as metas para o ano destacam-se a implantação do Laboratório de Medição de Umidade de Grãos e do Posto de Verificação de Veículos-Tanque Rodoviários no Escritório Regional de Chapecó; a mudança da Unidade Regional de Tubarão para a nova sede, e que contará com Laboratório de Segurança de Produtos; e a aprovação do Estudo Preliminar para a reconstrução do Escritório Regional de Itajaí

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support