Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. IMA recebe do MPSC...

IMA recebe do MPSC veículo para ampliar ações do Programa Penso, Logo Destino

Fotos: Divulgação/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), recebeu do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representando o Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), na tarde desta segunda-feira, 16, um veículo destinado às ações do Programa Penso, Logo Destino, criado para promover as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O veículo Chevrolet S10, tipo camioneta de uso misto para transporte de passageiros e cargas leves foi adquirido com recursos do FRBL na ordem de R$ 229.170,00.

A Diretora de Biodiversidade e Florestas do IMA, Sabrina Nunes Cataneo Maestri, que representou a Presidente do IMA, Sheila Meirelles, na ocasião, comemorou o recebimento do veículo, visto que a aquisição dará suporte fundamental para que o Programa Penso, Logo Destino (PLD) seja replicado em todo o estado.

“Em nome do Instituto do Meio Ambiente, agradecemos aos nossos parceiros, Ministério Público e FRBL, pela oportunidade. É o nosso primeiro veículo exclusivo para uso do PLD, por isso é uma satisfação muito grande para todos os envolvidos nesse trabalho. Que venham novas parcerias para que possamos avançar cada vez mais nesse importante projeto”, disse.

Responsável pela entrega das chaves, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSC, Promotora de Justiça Fernanda Broering Dutra, salientou a parceria de longa data mantida com o IMA, que já proporcionou diversas iniciativas importantes em prol do meio ambiente em Santa Catarina.

“Estamos dando continuidade a esse trabalho conjunto que começou lá em 2004, quando instituímos o Programa “Lixo nosso de cada dia”, que, de forma pioneira, promoveu a extinção dos lixões no estado. Isso, muito antes das demais unidades da Federação, sendo que algumas delas ainda vivenciam esse problema. Portanto, hoje, estamos dando mais um passo à frente, atendendo essa exigência legal que é o processo de logística reversa. É uma grande satisfação para o Ministério Público estar aqui representando o Conselho Gestor do FRBL”, manifestou.

O Coordenador Estadual do PLD, Cícero Luis Brasil, destaca que o programa tem desenvolvido ações entre municípios e entidades gestoras para capilarizar o recolhimento de resíduos sólidos no estado, com foco nos itens dos sistemas de logística reversa. Segundo ele, a iniciativa já conta com 239 adesões municipais, o que representa 80% dos municípios catarinenses, transformando-se em um grande case de sucesso entre os estados no âmbito da gestão dos resíduos sólidos.

“Somente em 2024, o PLD já contribuiu com a destinação ambientalmente adequada de 127 mil unidades de lâmpadas, 65 mil kg de pilhas e eletroeletrônicos e mais de 60 mil unidades de pneus”, revela.

Sobre o PLD

O PLD é dividido em três etapas. A etapa atual, da Logística Reversa, foca na restituição dos resíduos ao setor empresarial para reaproveitamento de produtos, como lâmpadas, baterias, pneus, pilhas e outros. A segunda etapa será de Coleta Seletiva, que destinará para reciclagem as embalagens de plástico, papel, vidro e metal nos próximos anos; posteriormente, a terceira etapa tratará da Compostagem dos Resíduos Orgânicos, como cascas de frutas e restos de alimentos.

Um dos objetivos do PLD é disseminar informações entre agentes públicos e população em geral a respeito das especificidades dos resíduos integrantes dos sistemas de logística reversa, por meio de uma série de ações incluindo educação ambiental nas escolas e capacitação de agentes multiplicadores (coordenadores, professores, agentes de saúde, comerciantes, entre outros).

Sobre o FRBL

O FRBL financia projetos que atendem a interesses da sociedade com recursos provenientes de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais por danos causados à coletividade em áreas como meio ambiente, consumidor e patrimônio histórico. Administrado por um Conselho Gestor composto por representantes de órgãos públicos estaduais e entidades civis, o FRBL é presidido pelo Ministério Público de Santa Catarina. Os representantes de órgãos públicos são permanentes e os de entidades civis são renováveis a cada dois anos, mediante sorteio público.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | IMA

Mais informações: Jornalista Carolina Carvalho Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) Telefone: (48) 3665-4177 E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support