Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. IMA lança o primeiro...

IMA lança o primeiro Relatório Anual de Balneabilidade em 45 anos

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) publicou nesta quinta-feira, 8, o primeiro Relatório Anual de Balneabilidade das praias catarinenses em 45 anos. Com 122 páginas, esta primeira edição do documento digital contempla o período de novembro de 2021 a março de 2022. 

O anuário foi idealizado pela Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA com o intuito de informar a população e as autoridades governamentais a respeito da qualidade das águas do nosso litoral.  

“Trata-se de um importante instrumento de consulta e mais um serviço de excelência que o Instituto disponibiliza para a população catarinense. Somos o segundo estado do país com o melhor monitoramento de balneabilidade, o que traduz o esforço, a competência e a confiabilidade no trabalho de toda a equipe técnica do IMA”, complementou o presidente, Daniel Vinicius Netto.

As informações apresentadas no relatório têm como objetivo auxiliar os gestores municipais na área de saneamento básico, na tomada de decisões sustentáveis e em relação à necessidade de se investir em ações voltadas ao esgotamento sanitário, sejam elas estruturais, preventivas seja corretivas, reforça o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Fábio Castagna da Silva. 

“A balneabilidade está diretamente relacionada com as condições sanitárias dos municípios,  que chegam a ter sua população dobrada durante os meses de alta temporada de verão, sobrecarregando muitas vezes os sistemas de coleta e tratamento de esgoto, o que impacta diretamente nas condições da água para os banhistas”, complementa.

Os resultados do ranking foram organizados em 27 situações, sendo a primeira posição ocupada pelas localidades que registraram condição de propriedade em 100% do tempo e a 27ª  posição por aquelas localidades que não apresentaram condições de propriedade, ou seja, que permaneceram impróprias em 100% do tempo. 

O Relatório Anual de Balneabilidade 2021-2022 está disponível no site do IMA.

Sobre o programa

O Programa Estadual de Monitoramento da Balneabilidade das Praias começou em 1976, quando a então Fundação de Amparo à Tecnologia e ao Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) realizou a coleta e a análise de amostras de água de 65 localidades dos municípios de Florianópolis e Balneário Camboriú. Com o passar dos anos, o programa foi se expandindo e, 45 anos após a primeira campanha, são monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA),  237 pontos ao longo de toda a costa catarinense.

O monitoramento segue a recomendação da Resolução Conama 274/2000, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade. Os resultados são disponibilizados imediatamente na página eletrônica do IMA, atualizada semanalmente durante a temporada de verão e mensalmente na baixa temporada, em placas informativas e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | IMA

Mais informações: Jornalista Carolina Carvalho Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) Telefone: (48) 3665-4177 E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support