Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. IMA firma parceria com...

IMA firma parceria com indústria para projetos ambientais na Reserva Biológica do Aguaí

Foto: Divulgação Rio Deserto

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) formalizou mais uma importante parceria consolidada por meio do Programa de Parceria com Iniciativa Privada. O termo de doação foi firmado entre o IMA e a Indústria Carbonífera Rio Deserto com sede em Criciúma, na quinta-feira, 25, e prevê o financiamento em caráter voluntário para o Programa de Pesquisa e Monitoramento da Vida Silvestre na Reserva Biológica Estadual do Aguaí (REBEA).

“Trata-se da consolidação de mais uma parceria importante por meio desse programa que tanto nos orgulha e prioriza ações voltadas a sustentabilidade e a preservação das unidades de conservação estaduais, visando também benefícios sociais, econômicos e ambientais para as comunidades de todo o entorno”, afirmou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Foto: Divulgação Rio Deserto

O ato foi realizado nas dependências da sede da empresa, Indústria Carbonífera Rio Deserto, em Criciúma, e contou com a participação da diretora de Biodiversidade e Florestas do IMA, Sabrina Nunes Cataneo Maestri representando a presidente do IMA Sheila Meirelles; do gerente de Áreas Naturais Protegidas, Filipe Lemser; do coordenador da Reserva do Aguaí, Joel Casagrande; do engenheiro Leandro Cittadin e o biólogo Juliano de Mattos Emmerick; do Instituto Felinos do Aguaí na pessoa da bióloga, Micheli Ribeiro Luiz; além de servidores da Unidade de Conservação, e os representantes da empresa parceira, Eduardo Netto Zanette; João Gabriel Pagnan Zanette; Suelen Zanin Manfioletti e Vanessa Colombo Nórdio.

Sobre o Programa de Pesquisa e Monitoramento da Vida Silvestre na REBEA

Foto: Divulgação/IMA

Sendo o conhecimento uma ferramenta fundamental para definir ações de manejo e gestão do ambiente, visando cumprir os objetivos de uma unidade de conservação, as atividades de pesquisa e monitoramento têm como meta principal fornecer subsídios para esse manejo.

O Instituto Felinos do Aguaí tem como um de seus pilares a pesquisa científica, que está em constante evolução e crescimento. Esse programa embasa ações de conservação, tomada de decisões informadas, identificação de ameaças à biodiversidade, compreensão de processos ecológicos e educação da população sobre a importância da conservação ambiental.

Com base nos dados coletados, os gestores da reserva e as autoridades responsáveis pela proteção ambiental podem tomar decisões informadas sobre a gestão do território. Isso inclui implementar políticas de proteção, estabelecer áreas prioritárias de preservação e definir regulamentações para atividades humanas, entre outras medidas voltadas à conservação da vida silvestre.

Além disso, o programa auxilia na identificação precoce da presença de espécies invasoras, que representam uma ameaça significativa à biodiversidade nativa e ao equilíbrio ecológico. Dessa forma, medidas de controle e mitigação podem ser adotadas antes que causem danos irreversíveis ao ecossistema.

As pesquisas e o monitoramento fornecem informações valiosas sobre a diversidade de espécies, incluindo aquelas ameaçadas, endêmicas ou em risco de extinção, permitindo entender processos ecológicos como dinâmica populacional, padrões de movimentação, interações entre espécies, respostas a mudanças ambientais, saúde, doenças, entre outros. Essas informações são fundamentais para a compreensão dos ecossistemas e para o desenvolvimento de estratégias eficazes de conservação.

Por fim, o programa de pesquisa e monitoramento da vida silvestre desempenha um papel importante na educação e conscientização da população. Compartilhar os resultados das pesquisas com o público em geral aumenta o conhecimento sobre a importância da biodiversidade e da conservação dos recursos naturais, gerando maior conscientização e apoio às ações de proteção da vida silvestre e da reserva biológica como um todo.

Sobre o Programa de Parcerias

O Programa de Parcerias com a Iniciativa Privada foi lançado pelo Governo do Estado por meio do IMA, com a finalidade de ampliar e formalizar o apoio à manutenção, preservação e aprimoramento das unidades de conservação e dos recursos naturais de Santa Catarina.

As parcerias são formalizadas por Termos de Doação/Patrocínio e ao doador é fornecido o selo de participação do Programa de Parcerias e certificado de Parceiro da Unidade de Conservação.

Além de contribuir diretamente com a preservação ambiental de Santa Catarina, o parceiro pode utilizar em suas publicidades próprias e campanhas de Responsabilidade Socioambiental slogans da unidade de conservação estadual beneficiária da doação, acompanhado do selo de participação do Programa de Parcerias, logotipo do IMA e da unidade de conservação beneficiária.

Para participar do Programa os interessados podem encaminhar proposta de parceria para o e-mail da unidade de conservação ou para: parcerias@ima.sc.gov.br

Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)
Carolina Carvalho | comunicacao@ima.sc.gov.br
(48) 3665-4177

Avatar
Escrito por:

ASCOM | IMA

Mais informações: Jornalista Carolina Carvalho Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) Telefone: (48) 3665-4177 E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support