Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital Regional de São...

Hospital Regional de São José realiza mutirão de cirurgias de mão

O Hospital Regional de São José (HRSJ) fará um mutirão de cirurgias eletivas de mão. Sete pacientes passarão pelo procedimento no próximo sábado, 21. A ideia é que a iniciativa ocorra um sábado por mês e em cada dia sejam feitas 10 cirurgias, reduzindo o tempo de espera por esse procedimento.

No Hospital Regional, 95 pacientes aguardam pela cirurgia de mão. “Esses pacientes são portadores de doenças muito limitantes com tratamento cirúrgico e internação de baixa complexidade. Ao atendermos esses pacientes no ambulatório não conseguimos resolver o problema e eles são direcionados a fila de cirurgia muitas vezes sem conseguir trabalhar ou acabavam buscando atendimento privado. Algumas modificações na legislação que ocorreram ano passado permitiram a realização desses mutirões que aos poucos devem se tornar rotina nas unidades hospitalares do estado”, explica o ortopedista e cirurgião, Rodrigo Pereira Amaral, responsável pela equipe, que ainda é composta por anestesista, médicos residentes e equipe de enfermagem.

As cirurgias de mão serão feitas em regime de hospital dia e não necessitam de leito de internação. As consultas pré e pós-operatórias são realizadas no ambulatório da unidade. Os pacientes serão normalmente encaminhados para consultas pré-anestésicas, conforme a rotina do hospital.

As cirurgias de mão estão geralmente relacionadas à síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, cisto sinovial, pequenos tumores da mão, síndrome do túnel cubital e dedo em martelo, sendo que para alguns pacientes essas doenças se tornam incapacitantes para o trabalho.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support