Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital Infantil de Joinville...

Hospital Infantil de Joinville inicia instalação do serviço da hemodinâmica

A implantação do serviço de Hemodinâmica do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, quando chegou à unidade o equipamento de angiografia. A partir da instalação do serviço, a unidade passa a ser o primeiro hospital SUS do Estado a realizar procedimentos de cateterismo cardíaco em crianças e adolescentes.

As obras para a instalação do espaço iniciam no dia 10 de abril. O serviço de hemodinâmica utiliza técnicas para fazer diagnósticos e tratamentos em pacientes com cardiopatias. O projeto tem investimento de R$5.561.861,32, do Governo do Estado, e prevê reforma e adequações do ambiente e instalação de equipamentos de alta complexidade. A previsão de finalização das obras é 10 de agosto.

A Hemodinâmica atenderá pacientes de 0 a 18 anos com atendimentos eletivos com capacidade aproximada de 20 exames por mês. Alguns procedimentos feitos em recém nascidos podem salvar vidas como abertura de valvas aórtica e pulmonar ou abertura de comunicação (Rashkind) em cardiopatias graves.

Com a Hemodinâmica é possível também realizar tratamentos que substituem ou complementam cirurgias cardíacas como dilatação ou colocação de stents em vasos com obstruções e fechamento de comunicações e canal arterial. O serviço de eletrofisiologia também utilizará a sala de Hemodinâmica, tanto para estudo, onde são mapeadas arritmias, como para tratamento, também chamado de ablação. Para Eliana Costa, cardiologista pediátrica do Hospital Infantil, a Hemodinâmica terá grande impacto no tratamento de pacientes cardiopatas “A Hemodinâmica vai salvar muitos recém-nascidos com cardiopatias graves tratados já nos primeiros dias de vida, além de podermos operar mais precocemente as crianças que, muitas vezes, aguardam meses pelo cateterismo, para poderem ser operadas” explica.

O serviço de Hemodinâmica ficará localizado no ambulatório do Hospital Infantil em uma área de 210 metros quadrados. O espaço contará com um Angiógrafo, equipamento com fabricação japonesa, que permite a obtenção de imagens em alta definição de forma minimamente invasiva, que teve investimento de 3 milhões de reais e já está no Hospital Infantil aguardando para ser instalado.

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria pertence a rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina desde o início das atividades, é gerenciado pelo Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, sob o comando das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. O Hospital Infantil atende mensalmente cerca de 12 mil crianças e adolescentes de todo o estado, todos custeados pelo SUS, e é uma referência para assistência especializada na área da pediatria, como a cirurgia cardíaca e saúde mental. Em 2022, recebeu o título de 6º hospital mais eficiente do SUS no Brasil, a premiação inédita foi realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support