Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. HEMOSC promove conscientização durante...

HEMOSC promove conscientização durante o Dia Mundial da Hemofilia

Nesta segunda, 17 de abril, é o Dia Mundial da Hemofilia, que tem o objetivo de alertar sobre as questões que envolvem o tratamento e o dia a dia das pessoas com a doença.

A hemofilia é uma doença genética que causa disfunções na coagulação do sangue. Em Santa Catarina, a estimativa é que existam mil hemofílicos.

Para marcar a data, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), em parceria com a Associação dos Hemofílicos do Estado de Santa Catarina (AHESC) promovem uma série de atividades, que incluem almoço especial para os pacientes, atividades recreativas para crianças e palestras informativas.

Entre as ações previstas, está a participação de um robô que responde perguntas e tira dúvidas sobre a hemofilia. Ao longo desta segunda, ele estará interagindo com os pacientes no Hemocentro Coordenador, em Florianópolis.

A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, dá mais detalhes sobre as atividades:

SONORA

Os principais sintomas da hemofilia são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimento nas articulações. Nos quadros graves e moderados, os sangramentos repetem-se espontaneamente.

O tratamento consiste na reposição do fator anti-hemofílico que afeta o paciente. Os hemocentros distribuem gratuitamente essa medicação e o paciente e seus cuidadores são treinados para fazer a aplicação em casa.

Para saber mais sobre a hemofilia acesse www.hemosc.org.br.

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support