Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hemosc comemora Dia Nacional...

Hemosc comemora Dia Nacional do Doador de Sangue com programação em todo o Estado

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) promove de 21 a 26 de novembro a Semana Nacional do Doador. Serão realizadas uma série de ações em seus sete Hemocentros localizados em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Lages, Joinville, Criciúma e Joaçaba, e nas Unidades de Coleta, situadas em Tubarão e Jaraguá do Sul. Com o tema “Quanto mais eu doo, mais meu coração enche”, serão realizadas homenagem aos doadores, com lanche especial, apresentações culturais e presentes, além de ações de divulgação de informações sobre a importância da doação de sangue e os requisitos para se tornar doador.

De janeiro a outubro deste ano, foram realizadas cerca de 153 mil transfusões de sangue em Santa Catarina. O Estado tem uma taxa de 9,56 doadores a cada 1 mil habitantes, conforme dados do Ministério da Saúde de 2022, um percentual acima da média do Brasil, de 9,4. O Hemosc trabalha para manter os estoques regulares e promove a conscientização sobre a doação como um ato de cidadania.

“Os doadores de sangue enchem nosso coração de gratidão e merecem nosso reconhecimento todos os dias. A doação de sangue é um ato de cidadania e generosidade que salva vidas”, afirma a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten.

Em 1964, foi definida a data de 25 de novembro como Dia Nacional do Doador de Sangue, com o objetivo de que nesse dia a sociedade brasileira preste sua homenagem e gratidão aos doadores.

Embaixadores da Doação de Sangue

Na Semana do Doador de 2022, o Hemosc ganhou importantes reforços na conscientização sobre a importância de doar sangue. Conheçam quem são os Embaixadores da Doação de Sangue em SC:

Laine Valgas – Jornalista há 29 anos, apresentadora da NSCTV (afiliada Rede Globo em SC), Especialista em Neurociências, a Psicologia Positiva, Mindfulness e Inteligência Emocional, além de Neurocoach, Neurolinguísta, Hipnoterapeuta e Terapeuta Thetahealer. Trabalha com motivação de grupos, cursos, palestras e workshops de desenvolvimento emocional e de auto-estima, além de atuar como professora de Pós Graduação em Gestão da Comunicação e Comunicação e Coaching. Na TV e na Rádio CBN Laine comanda o “Fique Bem”, seriado (dentro do Jornal do Almoço) e podcast (na Rádio) que trabalha a saúde mental e emocional do espectador, com ferramentas fundamentadas na Neurociência, Psicologia Posiva e Mindfulness

Márcia Dutra Referência no jornalismo há 30 anos, Márcia Dutra é formada em jornalismo pela UFSC e mestre em comunicação pela Faculdade Casper Líbero, de São Paulo. Durante três décadas de profissão, atuou em veículos de comunicação catarinense. A profissional já foi repórter, editora-chefe, âncora e diretora de TV. Na sua carreira, Márcia trabalhou como apresentadora na TV Cultura ao lado de Heródoto Barbeiro e Celso Zucatelli.

Marcos Piangers – Autor do best-seller O Papai é Pop, que virou filme com Lázaro Ramos e Paolla Oliveira. É uma das maiores referências brasileiras sobre paternidade, chamado de “guru” pelo portal UOL, “fenômeno da internet” pelo jornal O Globo e “o pai mais cool do Brasil”pela revista portuguesa Magazine. Já palestrou para os maiores eventos e empresas do Brasil e nos palcos de Portugal e Londres, além de ser cinco vezes palestrante do TEDx, a maior conferência de ideias do mundo. Seus vídeos sobre família já alcançaram meio bilhão de visualizações na internet e seu livro tem mais de 500 mil cópias vendidas no Brasil, Portugal e Espanha. 

Sobre o HEMOSC

O Hemosc é o Hemocentro Coordenador de Santa Catarina, responsável por todas as ações de captação de doação voluntária de sangue e aféreses e uso de sangue para fins terapêuticos. Além disso, tem a atribuição de garantir a qualidade e o controle da coleta, qualificação do doador, produção dos hemocomponentes, estocagem e distribuição desses, além de promover o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico na área.

Gerido pela FAHECE, conta com uma cobertura em 98% do estado, com sete hemocentros, duas unidades de coleta e oito agências transfusionais localizadas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support