Grande Oeste recebe Central de Regulação de Internação Hospitalar
Foi implantada nesta terça-feira, 10, a Central de Regulação de Internação Hospitalar da Macrorregião do Grande Oeste. Essa é a quinta das oito centrais instituídas pela Lei Estadual nº 16.158, de 7 de Novembro de 2013, instituída em Santa Catarina. A reunião foi realizada no Centro de Cultura e Eventos, em Chapecó, e contou a participação do secretário de Desenvolvimento Regional, Américo do Nascimento Júnior, técnicos das superintendências de Serviços Especializados e Regulação (SUR) e de Planejamento e Gestão (SUG) da Secretaria de Estado da Saúde, além de secretários municipais, servidores e funcionários de hospitais da região.
O gerente dos Complexos Reguladores da Secretaria de Saúde, Geraldo Azzolini, fez a apresentação da Política Estadual de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o cronograma de implantação da Central no Oeste, que funcionará a partir do mês de Julho, na Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Chapecó, no prédio da SDR. O serviço será prestado 24 horas, ininterruptamente, todos os dias da semana. A Central de Regulação do Grande Oeste regulará as internações hospitalares de 1.386 leitos do SUS em 34 hospitais, os quais abrangem 76 municípios e uma população de mais de 740 mil habitantes.
Segundo a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, a implantação das Centrais de Regulação Macrorregionais permitirá uma rede integrada de informações relativas à oferta de serviços disponíveis. “Vamos agilizar o atendimento à população, dando especial atenção às situações de risco, e assim, melhorar o acesso aos serviços de saúde e controle e avaliação”, disse.
“A regulação das internações hospitalares ocorre de forma online, visando garantir o acesso do paciente e, na sua alta, a liberação da ordem numérica da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), a qual possibilita o imediato faturamento da conta hospitalar à unidade solicitante”, explica Azzolini.
Entre os dias 24 e 26 de junho serão realizadas oficinas nos municípios de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê para capacitar os profissionais dos 34 hospitais da Macrorregião do Grande Oeste, que irão manusear o módulo hospitalar do SISREG. Os treinamentos serão ministrados por técnicos da Gerência dos Complexos Reguladores, com apoio das Gerências Regionais de Saúde da Macrorregião. O gerente da Central de Regulação de Internações Hospitalares em Chapecó será o funcionário Fagner Rafaelli.
{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}