Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Governo e trade debatem...

Governo e trade debatem desafios do turismo em apresentação de pesquisa da Fecomércio SC

Foto: Divulgação / Fecomércio

Os dados da pesquisa da Fecomércio SC sobre o turismo de verão em 2023 apresentada nesta sexta-feira, 28, foram debatidos em painel com a participação do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, o vice-presidente de turismo da Fecomércio SC, Fábio de Souza, e Kleyton Peixoto Mendes, gerente- executivo do Floripa Airport.

De acordo com a pesquisa, a temporada de verão no Litoral Catarinense em 2023 registrou um aumento, em relação à média histórica, na participação de turistas moradores do próprio estado. O levantamento foi realizado com visitantes das cidades de São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba e Laguna.

O secretário Evandro Neiva destacou o papel da pesquisa da Fecomércio para entender e planejar ações. Segundo ele, o levantamento mostrou uma evolução do turista catarinense, como também o crescimento e profissionalismo dos equipamentos turísticos e do trade de Santa Catarina.

“Todos esses números são importantes para que possam ser trabalhados durante todo o ano. Por meio deles é possível conhecer o perfil do turista e também as suas variações para melhorar o que for necessário não só durante a temporada, mas fora dela, e estender isso para outras regiões do estado”, afirmou.

 A pesquisa mostrou que 83% do público no Litoral Catarinense foram brasileiros, e majoritariamente, dos estados da região Sul. Com relação aos turistas estrangeiros, o levantamento apresentou um crescimento de 13,4% para 17%. A presença de turistas argentinos em relação à temporada de 2022 cresceu de 10,4% para 12,4%, porém ainda é menor ao período pré-pandemia. Houve também um aumento na participação de turistas uruguaios.

São Francisco do Sul e Laguna foram os municípios em que houve predominância de turistas catarinenses (70,1% e 84,9%). Florianópolis e Balneário Camboriú foram os principais destinos do litoral de SC escolhidos pelos estrangeiros.

“No segundo semestre estamos planejando uma grande promoção do Estado para o para o próprio catarinense. O governador Jorginho Mello entendeu e colocou como prioridade essa promoção dentro do Estado. Fazer com que o Estado circule. Foi identificado na pesquisa, o aumento da circulação de catarinense no próprio Estado, isso é muito importante”, pontuou o secretário Evandro Neiva.

O presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni, reforçou que o estado tem o privilégio de ter um turismo regional forte, que fomenta o setor independente da estação. “Ainda é a menina dos olhos dos estrangeiros, principalmente dos países vizinhos”, afirmou.

A pesquisa

Durante a pesquisa foram abordados perfil socioeconômico, procedência, características e organização da viagem e avaliação do destino. Foram realizadas 1213 entrevistas pessoais e presenciais, exclusivamente com turistas, segundo o conceito da Organização Mundial do Turismo (OMT), que considera o visitante que permanece ao menos uma noite em um meio de hospedagem coletivo ou individual na região visitada.

A coleta de dados ocorreu nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, garantindo uma margem de erro de 2,8% e nível de confiança de 95% para a amostra estadual.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support