Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Governo do Estado realiza...

Governo do Estado realiza primeira reunião para incentivo a cooperativas de energia via Peacesc

Reunião Sicos e Cooperativas de Energia

Foto: Divulgação/Sicos

A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (Sicos) realizou nesta quarta-feira, 25, a primeira reunião junto a cooperativas de energia de Santa Catarina interessadas na concessão de incentivo fiscal como contrapartida a investimentos no sistema elétrico. O encontro ocorre, portanto, após a regulamentação da Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica (Peacesc). O decreto foi assinado pelo governador Jorginho Mello no último dia 17 de setembro.

A reunião contou com a presença de representantes da Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc) e de três cooperativas filiadas: a Cooperzem, de Armazém; a Cerej, de Biguaçu; e a Cergral, de Gravatal. Pelo Sicos, estiveram presentes o secretário Silvio Dreveck, o secretário adjunto, Jonianderson Menezes, e a assistente Kamila Lehmkuhl.

A regulamentação da Peacesc visa incentivar investimentos no setor elétrico catarinense. O Governo do Estado prevê que cooperativas e concessionárias terão 20% de crédito presumido de ICMS para investir em programas de expansão ou implantação de redes, linhas de transmissão bem como subestações de energia elétrica em Santa Catarina.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, celebrou o avanço da Peacesc. “O setor produtivo de Santa Catarina, sobretudo a indústria, está crescendo muito em Santa Catarina e demandando um novo patamar de energia. O incentivo às cooperativas busca levar energia de qualidade principalmente para qualificar a nossa produção rural e de pequenos municípios”, afirma.

Investimento de R$ 435 milhões até 2029

As 22 cooperativas aptas a receber os incentivos fiscais projetam investir cerca de R$ 435 milhões no sistema elétrico até o final de 2029. A estimativa considera investimentos que vão contar com o crédito presumido de 20% do ICMS bem como projetos paralelos também ligados à infraestrutura energética. O decreto assinado pelo governador Jorginho Mello é retroativo a fevereiro deste ano. Assim, garante que o governo conceda o incentivo inclusive a investimentos já iniciados.

Equipe da Sicos e representantes de cooperativas de energia reunidos em Florianópolis. Foto: Divulgação/Sicos
Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Murici Balbinot | Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support