Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Governo do Estado reafirma...

Governo do Estado reafirma compromisso para expansão de cruzeiros marítimos em SC

Fotos: Bruno Collaço/ Agência Alesc

Durante o lançamento na manhã desta terça-feira, 9, da Frente Parlamentar em Apoio ao Turismo Marítimo de Navios de Cruzeiros na Assembleia Legislativa, o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, reforçou o compromisso do Governo do Estado de incentivar e expandir o setor de transatlânticos em Santa Catarina.

“Quero aqui elogiar a atitude do governador Jorginho Mello em criar uma Secretaria de Turismo para poder conversar com mais propriedade com os envolvidos no setor. E ao lado da Alesc, dos deputados, ajudar aos prefeitos. Essa área dos transatlânticos é algo fantástico que ainda exploramos muito pouco. O governo está dando um passo importante de criar um grupo de trabalho para esse setor. Em parceria com a Assembleia nós temos que levar esse assunto com muito profissionalismo”, destacou o secretário.

Evandro Neiva parabenizou a iniciativa do deputado Emerson Stein, em criar essa Frente, que será relevante para exposição do mercado de cruzeiro. De acordo com o secretário, a maioria das pessoas não tem ideia do impacto que se traz um transatlântico. Um levantamento realizado no município de Itajaí indicou que 60% dos cruzeiristas voltam ao destino. “Temos chances reais de aumentar nossa temporada. E quero reforçar que somos parceiros da Frente Parlamentar”, finalizou.

O secretário adjunto de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias , Robison Coelho, também participou do evento e enfatizou que o turismo de navios de cruzeiros é uma pauta relevante e estratégica para Santa Catarina.

Segundo o deputado Emerson Stein, a Frente que conta ainda com os parlamentares Carlos Humberto (PL), Ivan Naatz (PL) e Mário Motta (PSD), pretende promover iniciativas conjuntas entre estado e empresas, buscando desenvolver o potencial turístico do setor e fomentar a economia estadual por meio dele. Além de tratar dos entraves relacionados à carga tributária e debater a regulamentação da prática e serviço técnico de assessoria aos comandantes de navios.

“Vem incentivar mais ainda o setor, dar apoio ao setor, junto às entidades. O turismo de cruzeiro gera dividendos para os municípios e para o Estado, que deve passar de R$ 150 milhões na próxima temporada”, salientou Stein.

Secretário do Turismo, Evandro Neiva, destacou a força do setor de cruzeiros marítimos

Além dos deputados, o evento reuniu prefeitos, secretários de turismo e entidades ligadas ao setor de hotelaria, eventos, restaurantes, náutica e cursos superiores de turismo.

Para Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Santa Catarina tem uma posição geográfica estratégica para o crescimento do turismo de transatlântico. “Estado fantástico. Geograficamente está no meio, entre a Argentina e a região Sudeste, onde tem todo o tráfego dos cruzeiros”.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SETUR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Turismo ascom@setur.sc.gov.br (48)99900-1232

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support