Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Governo do Estado pretende...

Governo do Estado pretende criar Plano Estadual de Florestas Plantadas

Polo nacional na produção de madeira, Santa Catarina contará com um projeto para incentivar o plantio de florestas e assim aumentar a capacidade produtiva do estado. As discussões para a criação do Plano Estadual de Florestas Plantadas começaram nesta quarta-feira, 25, durante reunião do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto, com o presidente e o diretor-executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Jose Mario Ferreira e Mauro Murara Júnior.

“A Secretaria da Agricultura, em parceria com a ACR e a Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal da Fiesc, irá construir um plano para incentivar a expansão das florestas plantadas em Santa Catarina e garantir os estoques de madeira para abastecer a indústria madereira estadual e as exportações. Vamos propor a criação de um fundo para investimentos no setor, além de sugerir a parceria entre produtores rurais e empresas florestais”, destaca o secretário Valdir Colatto.

A intenção da Secretaria da Agricultura é envolver o setor produtivo e construir uma proposta voltada para o desenvolvimento sustentável das áreas de florestas plantadas. Segundo o diretor-executivo da ACR, Mauro Murara Júnior, o Plano será uma política de Estado e haverá um grande diálogo com os representantes do setor para levantar as demandas e oportunidades de Santa Catarina.

Uma das ações prioritárias é dar mais agilidade na análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que os produtores possam fazer a recuperação das áreas degradadas, por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA), e, assim, estarem aptos a buscar recursos para pagamento de serviços ambientais e preservação de florestas.

Outra linha de atuação será a criação de um fundo para desenvolvimento do setor de florestas plantadas em Santa Catarina, que será utilizado para financiar a implantação e reformas de áreas.

Números do setor florestal

Santa Catarina é o maior produtor e exportador de madeira serrada do Brasil. Em 2022, o estado respondeu por 12,7% dos embarques nacionais de produtos florestais, com US$ 2 bilhões de faturamento. A indústria florestal catarinense gera mais de 100 mil empregos diretos.

De acordo com a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), a área total com florestas plantadas no estado é de 1,03 milhão de hectares. Desta totalidade, 713 mil hectares são área com Pinus e 316 mil hectares estão ocupados com Eucalipto.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/(48) 99998-0907
Site: www.agricultura.sc.gov.br
www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/
www.instagram.com/agriculturaepescasc

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support