Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governo do Estado permite...

Governo do Estado permite que as escolas estaduais façam confraternizações com alimentos típicos

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou a alteração em uma instrução normativa publicada em setembro do ano passado que proibia a comercialização e distribuição de alimentos em períodos que as escolas não realizem suas atividades normais. O anúncio ocorreu durante a primeira reunião técnica da Secretaria de Estado da Educação (SED) com os responsáveis pelas 36 coordenadorias regionais de educação nesta sexta-feira, 10.

“As famílias dos estudantes precisam estar próximas das escolas. Por isso, é importante que elas possam ir até as escolas e participem dessas comemorações organizadas pelas unidades. Além de apresentações culturais, as comidas típicas, em algumas datas como páscoa e festa junina, também precisam estar presentes”, afirmou Jorginho Mello.

A Instrução Normativa nº 2397/22, apresentava algumas restrições de comercialização e consumo de alimentos nas escolas, mesmo em momentos de confraternização com as famílias, como em festas juninas e apresentações culturais, eventos esportivos e outras confraternizações. Com a revogação do artigo 2° da Instrução, a comercialização está liberada nestas datas.

“Estamos reunidos com os coordenadores regionais para passar as diretrizes e discutir as principais demandas de nossas escolas, pois eles são a conexão com as unidades. Essa era uma demanda das escolas, porque sabemos da importância de confraternizações para que as famílias dos estudantes estejam mais próximas do dia a dia da educação”, destacou o secretário de Estado da educação, Aristides Cimadon.

A revogação do artigo deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias. A decisão leva em consideração a Lei  Estadual  nº  12.061/2014, que estabelece que os espaços das escolas podem ser disponibilizados para  a  realização de festas comunitárias, festas beneficentes, eventos esportivos e demais atividades voltadas ao desenvolvimento local nos dias em que as escolas não realizem suas atividades normais.

Alteração em uma instrução normativa da Educação
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support