Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Governo do Estado  participa...

Governo do Estado  participa de iniciativa internacional para financiar pesquisas sobre sustentabilidade dos oceanos 

A Chamada Transnacional Conjunta Sustainable Blue Economy Partnership 2023-2024 quer impulsionar a economia azul até 2030, criando condições para um oceano sustentável até 2050

A Chamada Transnacional Conjunta Sustainable Blue Economy Partnership 2023-2024 quer impulsionar a economia azul até 2030, criando condições para um oceano sustentável até 2050. As inscrições vão até 14 de abril. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou um suplemento e vai investir R$ 600 mil no apoio a projetos catarinenses que foram previamente selecionados.   

Em Santa Catarina, a Fapesc vai apoiar até dois projetos de pesquisa que abordem esta temática. “Participar de programas internacionais é uma das atribuições da Fapesc”, afirmou o presidente da fundação, Fábio Wagner Pinto. “E esta chamada é voltada para um tema importante e atual, a sustentabilidade dos oceanos”. 

As inscrições vão até 13 de setembro no edital suplementar da Fapesc. “Apenas quem tiver sua proposta aprovada ou recomendada pela Chamada Transnacional Conjunta poderá disputar o financiamento da Fapesc”, explicou Pedro Alexandre Valentim Neto, Coordenador de Projetos – Cooperação Internacional. 

O objetivo da chamada é apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação que abordem uma das cinco áreas prioritárias: planejamento e gestão de usos do mar em nível regional; desenvolvimento de infraestruturas marinhas offshore multiuso, para apoiar a economia azul; alimentos azuis neutros para o clima, ambientalmente sustentáveis e eficientes em termos de recursos; transição verde da produção de alimentos azuis; casos de teste de Gêmeos Digitais do Oceano (Digital Twins of the Ocean – DTOs) nas bacias marítimas da União Europeia e no Oceano Atlântico.

Para disputar os recursos da Fapesc, o proponente precisa ter titulação mínima de doutor e vínculo formal com alguma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) do Estado. 

Clique aqui para ter acesso ao edital

Mais informações para a imprensa:
Maurício Frighetto
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 99932-4209
Site: www.fapesc.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support