Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governo do Estado investe...

Governo do Estado investe em tecnologia de última geração no Hemosc

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) acaba de receber um moderno tanque criogênico para preservação de Células Progenitoras Hematopoiéticas (CPH) que serão utilizadas em transplante de medula óssea (TMO). O aparelho foi adquirido com o investimento de R$ 420 mil do Governo do Estado.

Ele substituirá os atuais, aumentando a segurança e reduzindo custos em até seis vezes com energia elétrica, nitrogênio líquido e manutenção de equipamentos.

As CPH, popularmente conhecidas como “medula”, são células que possuem poder de auto renovação e capacidade de diferenciação, regenerando e restabelecendo a medula doente do paciente por uma saúde.

A criopreservação é uma etapa fundamental na realização e sucesso do TMO, congelando e armazenando a “medula” coletada de pacientes ou doadores, para serem posteriormente infundidas durante o transplante.
A diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, explica que o equipamento é auto sustentável e econômico:

SONORA

O novo dispositivo pode manter as células armazenadas à temperatura de 170°C negativos, sem necessidade de abastecimento contínuo de nitrogênio, que permite economia de energia elétrica e insumos.

O congelamento das células é um procedimento fundamental em algumas indicações de transplante, como nos casos de linfomas e mieloma múltiplo em que o paciente deverá ser submetido a um transplante autólogo (quando o paciente utiliza a sua própria medula para o transplante).

Outra opção de tratamento é a realização do transplante alogênico (quando a medula é coletada a partir de um doador saudável, aparentado ou não) para pacientes com leucemias agudas ou crônicas e aplasias de medula óssea.

O transplante de medula óssea pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é realizado em Santa Catarina pelo HEMOSC e pelo Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), ambos órgãos públicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), geridos pela organização social Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support