Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Governo do Estado e...

Governo do Estado e TJSC firmam convênio para garantir acesso pleno do cidadão à Justiça

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom  

O Governo do Estado e o Tribunal de Justiça firmaram um convênio nesta terça-feira, 28, para garantir o reajuste dos honorários de advogados e peritos que fazem parte do sistema Assistência Judiciária Gratuita. O termo de convênio foi assinado na Casa d’Agronômica entre o governador Carlos Moisés e o presidente do TJSC, João Henrique Blasi, e marca uma nova fase para a defensoria dativa e pericial no estado.

O convênio reforça a chamada Defensoria Dativa e o Serviço Pericial em defesa do cidadão que não tem condições de custear o processo. São 12 mil advogados em Santa Catarina que prestam defensoria dativa. Por meio da Procuradoria-Geral do Estado e da Secretaria de Estado da Fazenda, o Governo participou ativamente da construção do acordo.

O governador Carlos Moisés salientou que, mais uma vez, o Estado está sendo colaborativo. “Esta ação conjunta do Estado e do Tribunal de Justiça, com participação da OAB/SC, vai garantir reajuste dos honorários da advocacia dativa e de peritos que atuam na Assistência Judiciária Gratuita. É um reconhecimento aos profissionais que asseguram aos cidadãos o acesso pleno à Justiça”, comentou o governador Carlos Moisés.

O presidente do Tribunal de Justiça, João Henrique Blasi, destacou a boa relação entre os poderes no estado, característica que ajuda a conseguir avanços como este. “Na eventualidade de a demanda dos pagamentos ser superior ao especificado pelo Tribunal, o Governo do Estado irá repassar o valor para garantir os pagamentos dos profissionais envolvidos “, explicou.

A presidente da OAB, Cláudia Prudêncio, considera um dia histórico para a advocacia catarinense. “Aumentar em 50% os honorários de defensores dativos é um reconhecimento do relevante trabalho que eles prestam à comunidade”, avalia.

Participaram ainda do ato representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público de SC, do Tribunal de Contas, da Procuradoria-Geral do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil-SC e dos conselhos profissionais que atuam em perícias judiciais (CRC, Crea, Cau, CRM, CRO, CRP, Cress e Corecon de Santa Catarina).

Informações adicionais para a imprensa:
Maria Paula Canziani Pereira
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
Fone: (48) 3665-3014
E-mail: mariapereira@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br 
www.facebook.com/governosc e @GovSC

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support