Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governo do Estado doa...

Governo do Estado doa antigo prédio da escola Antonieta de Barros para transformá-lo em Museu e Centro Cultural

O Governo de Santa Catarina dá encaminhamento nesta sexta-feira, 13, a uma demanda antiga e muito importante para a preservação da história do Estado. O governador Jorginho Mello sancionou o projeto de lei que concretiza a doação do antigo prédio da escola Antonieta de Barros para a prefeitura municipal de Florianópolis. O imóvel, no Centro Histórico, estava sem uso há 14 anos. Um ato de doação foi realizado em frente ao local com a presença do prefeito Topázio Neto.

“Essa passagem desse patrimônio para o município é um esforço conjunto, todo mundo tentando fazer com que a nossa cultura, as pessoas, que estão nas nossas raízes, possam ser prestigiadas e reconhecidas pelas novas gerações”, disse o governador Jorginho Mello.

O projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), agora sancionado pelo governador, prevê que o município irá implantar no local um Centro de Cultura, Memória e Arte Negra Catarinense. O texto também traz a criação de um museu para a história de Antonieta de Barros, já que o prédio é o mesmo da escola em que ela foi professora e diretora.

:: Mais fotos no álbum do Flickr

“O governador Jorginho faz um gesto importante para a Capital dos catarinenses com a efetiva entrega da Escola Antonieta de Barros, que será um importante Museu, além de se tornar um centro cultural e de formação e capacitação. Era um pleito antigo e que agora ganha ainda mais importância com a alçada de Antonieta para o rol de heroínas da pátria”, disse o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

A nova destinação ocorre justamente em um momento em que a catarinense Antonieta de Barros é inscrita no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. O fato ocorreu no dia 5 de janeiro e a une a outra mulher de Santa Catarina, Anita Garibaldi, até então a única catarinense no livro.

Histórico

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na sessão do dia 14 de dezembro o projeto que autorizou a cessão da antiga Escola Antonieta de Barros ao município. O local chegou a ter 250 alunos matriculados, mas que acabaram remanejados para outras unidades desde a sua desativação. Em 2008 o prédio foi interditado e, em 2010, estava desativada de forma definitiva a Escola de Educação Básica Antonieta de Barros, que deixava a rede pública estadual de ensino.

Construído na década de 1940, o prédio abrigou também o Colégio Dias Velho. A mudança de nome só ocorreu no ano de 1952, momento em que passou a se chamar Antonieta de Barros como uma forma de homenagear a jornalista, professora e primeira deputada negra eleita no Brasil.

:: Tramitação do PL na Alesc para consulta

:: Diário Oficial do Estado para consulta

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support