Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Governo de Santa Catarina...

Governo de Santa Catarina institui Corredor Ecológico Caminho das Nascentes

Com intuito de proteger as nascentes, conservar a biodiversidade e recuperar as áreas degradadas, o Governo de Santa Catarina instituiu o Corredor Ecológico Caminho das Nascentes. O Decreto 2.367, assinado pelo Governador Carlos Moisés, foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 22. Após a assinatura, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), fizeram uma apresentação das áreas cobertas pelo Corredor Ecológico.

O Secretário Executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira, explica que o Decreto é um mecanismo de promoção da melhoria da qualidade ambiental e tem o objetivo, também, de orientar os proprietários rurais sobre a preservação, conservação e regularização das áreas de preservação ambiental nas propriedades.

“É um momento muito importante para área ambiental de Santa Catarina, onde o governador Carlos Moisés assinou o decreto instituindo o Corredor Ecológico Caminho das Nascentes. Decreto este que traz a delimitação da área abrangida e faz uma conexão com as diversas áreas de atuação, ligando ainda o estado do Rio Grande do Sul e Paraná num corredor que visa trazer maior segurança ambiental”, explica Ferreira.

O Corredor Ecológico Caminho das Nascentes possui 1.519 km de extensão e ocupa uma área de 1.716 km², contemplado 46 municípios, composto predominantemente por Áreas de Preservação Permanente.
O professor emérito do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Fernando Scheibe, que desenvolve pesquisas em hidrogeologia e geografia socioambiental, presente na apresentação do Corredor Ecológico, lembrou que a ideia nasceu há muito tempo e que representa a possibilidade de tratar as águas catarinenses de uma forma cada vez mais clara, justa e competente.

Foto: Pablo Mingoti

“É um momento de muita alegria. É um projeto antigo e que garante a perenidade dos rios do nosso estado, isso nos da tranqüilidade no ponto de vista da conservação, da fauna e da flora. Um caminho contínuo para todas as espécies. A assinatura pelo governador Carlos Moisés, representa um legado extremamente importante para Santa Catarina. É importante dizer ainda que o Corredor não representa a necessidade de desapropriação de nenhuma área, representa sim, a possibilidade de difusão da fauna e da flora e a manutenção das nascentes dos nossos grandes rios de Santa Catarina”, frisou.


Santa Catarina já tem dois Corredores Ecológicos: o Corredor Chapecó e o Timbó, lembra a bióloga e gerente de Biodiversidade e Florestas do Instituto do Meio Ambiente, Ana Cimardi. Segundo ela, a ideia agora é ter um grande Corredor que vai fazer essa ligação: vertente do interior com vertente atlântica, as águas e os animais, que tem características diferentes, em função da localização deles. “E para 2023 temos um trabalho fundamental que é a divulgação desse Corredor para fazer a integração com os gestores municipais, isso é importante para que essa estratégia de conservação dê certo. Precisamos dos gestores municipais compreendendo bem o objetivo do Corredor e abraçando essa causa, porque só o Estado não é suficiente, esse é o nosso desafio para 2023”, avalia.

“O Corredor representa para Santa Catarina um ganho enorme, principalmente pelas demandas como, por exemplo, em relação à falta de água, onde a conservação dos aqüíferos tem uma importância enorme. E agora temos muita coisa para fazer na implementação, tem os braços dos corredores ligando algumas Unidades de Conservação, como a Serra do Tabuleiro e o Parque Nacional de São Joaquim. Temos bastante trabalho a fazer, mas o principal, já temos”, destacou Ciro Couto, presidente das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) catarinense.


Mais informações para a imprensa:

Mônica Foltran

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE

Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366

E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com

Site: www.sde.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Mônica Foltran | IMETRO

Assessoria de imprensa do IMETRO/SC – Instituto de Metrologia de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support