Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Governo autoriza contratação de...

Governo autoriza contratação de projetos de dragagem no Rio Itajaí-Açu

Foto: Roberto Zacarias/Secom

O Governo de Santa Catarina dá mais um passo para a prevenção de enchentes e recuperação econômica do Complexo Portuário de Itajaí. O governador Jorginho Mello assinou nesta terça-feira, 1º de outubro, em ato na Associação Empresarial de Itajaí, a Ordem de Serviço para que sejam elaborados o projeto executivo e estudos ambientais para dragagem do canal a montante dos Porto de Itajaí e Navegantes. O objetivo é viabilidade da manutenção e execução, com batimetria, visando a ampliação do canal navegável e acesso aos TUPs e estaleiros no rio Itajaí-açu.

“Estamos investindo e vamos continuar, vamos fazer aqui também na dragagem do porto e todos sabem. A recuperação deste trecho do Rio Itajaí-açu, que fica acima dos Portos de Navegantes e Itajaí, vai ajudar na prevenção e combate às enchentes que atingem a região. Mas também é uma obra que ajuda a recuperar a atividade dos terminais e estaleiros que atuam nesta área e que enfrentam dificuldades por conta da falta de dragagem”, afirma o governador Jorginho Mello.

O investimento do Governo do Estado nos projetos será de R$ 820 mil, via Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). A empresa vencedora da licitação, Acquaplan – Tecnologia e Consultoria Ambiental, terá 150 dias para concluir os trabalhos que envolvem a atualização e adequação de levantamentos hidrográficos e projeto executivo para dragagem do canal a montante do Porto de Itajaí com viabilidade da manutenção e execução, visando a ampliação do canal navegável e acesso aos TUPS e estaleiros.

“A situação atual apresenta restrições de profundidade que impactam diretamente na capacidade de operação portuária e na segurança da navegação. Este projeto determinará o que efetivamente precisa ser feito, qual o volume de dragagem nesta área, por exemplo, e a partir destas informações o estado terá informações sobre quais outros investimentos serão necessários para que as empresas que atuam na área possam se desenvolver e diminuir os riscos que a população enfrenta a cada período de fortes chuvas”, acrescenta o secretário da SPAF, Ivan Amaral.

O aprofundamento do canal gerará uma melhoria na vazão do Rio Itajaí, conforme estudos realizados pela Defesa Civil, reduzindo os efeitos das cheias e inundações na região, beneficiando diversos municípios e a atividade portuária.

Avatar
Escrito por:

Rafael Matos | SPAF

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF - Redes Sociais @spafsc - e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support