Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Governador sanciona lei que...

Governador sanciona lei que dispensa licença ambiental para obras em estradas vicinais

O governador Carlos Moisés sancionou, nesta quinta-feira, 22, o projeto de lei que dispensa a licença ambiental das intervenções destinadas à conservação, manutenção, pavimentação, restauração e revitalização de estradas vicinais no estado. A medida vale desde que não haja a supressão de vegetação, intervenção em áreas de preservação permanente, em unidades de conservação, áreas de proteção de mananciais ou intervenções em corpos d’água. 

A dispensa não abrange terrenos utilizados como espaços de apoio, ao exemplo de depósitos de materiais e canteiros de obras. O projeto de lei , de autoria do deputado estadual Mauro De Nadal, foi aprovado pela Assembleia Legislativa.

 “Consideramos essa lei muito importante para dar celeridade à execução das obras, que muitas vezes são de necessidades imediatas. Isso vai garantir ainda muito mais segurança para quem trafega pelas estradas vicinais do nosso estado e para a economia dos municípios, pois estradas de qualidade facilitam o escoamento da produção”,  disse o governador Carlos Moisés.

A lei determina que o responsável técnico pela obra de intervenção deverá adotar as medidas necessárias para evitar processos erosivos, rupturas de taludes, assoreamentos e interrupções de drenagens naturais e/ou outras situações que possam acarretar danos ambientais. Caso ocorra, o profissional  deverá notificar o órgão ambiental estadual ou municipal, apontando a solução técnica adotada. Ainda havendo a necessidade de intervenções emergenciais que impliquem a remoção de vegetação para estabilização geotécnica, o responsável deverá notificar imediatamente o órgão ambiental, preferencialmente antes do início das obras, sem prejuízo à execução dos trabalhos.

As estradas vicinais são as vias municipais e estaduais de âmbito local, pavimentadas ou não, de uma só pista e padrão técnico, modesto, compatível com o tráfego de quem as utiliza.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support