Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Governador recebe comandante da...

Governador recebe comandante da 5ª Divisão do Exército para alinhar estratégias de ajuda humanitária

O governador Jorginho Mello esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 15, com integrantes do Exército Brasileiro, Polícia Militar de Santa Catarina, Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros Militar. O encontro foi para alinhar as ações de cooperação entre o Exército e o governo catarinense. A principal demanda tratada na reunião foi o trabalho de ajuda humanitária em casos de catástrofes naturais.

Jorginho Mello disse que a Defesa Civil mudou de nome e agora também tem a missão de aperfeiçoar as estratégias de proteção. O objetivo, segundo ele, é trabalhar a informação para o catarinense com o objetivo de minimizar qualquer tipo de tragédia. “Somos agora Secretaria de Estado da Prevenção e Defesa Civil e por isso precisamos estar bem alinhados com o Exército e as nossas forças de segurança. Precisamos avançar com as ações de prevenção e proteção dos catarinenses em situações que envolvem tragédias”, acrescentou.

Santa Catarina já atua em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e a Secretaria de Prevenção e Defesa Civil para dar uma pronta resposta em casos envolvendo catástrofes naturais que atingem o estado. O trabalho é coordenado e garante um atendimento imediato das forças de segurança envolvidas na ação. Segundo o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, a corporação está integrada ao sistema da Defesa Civil de Santa Catarina. “Em 24 horas nós podemos mobilizar mais de cinco mil militares para dar uma resposta caso haja necessidade. Atuamos com aeronaves, botes e toda a nossa estrutura sempre que somos acionados”, destacou o comandante-geral.

Audiência com o Comandante da 5ª Divisão de Exército - General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes

O comandante da 5ª Divisão do Exército, o general José Ricardo Vendramin Nunes, falou do apoio logístico e humano para atender Santa Catarina e reforçou ações e parcerias que já foram feitas ao longo dos anos com o Governo de Santa Catarina. “É um contato importante entre nós do Exército e o governador Jorginho para que o Estado saiba que pode continuar contando com os nossos militares e a nossa estrutura”, informou o general Vendramin.

A Defesa Civil de Santa Catarina já conta com o apoio dos militares em forças-tarefa e operações específicas, informou o secretário de Estado de Prevenção e Defesa Civil, coronel Luiz Armando Schroeder Reis. “Nesses momentos o Exército está participando com a gente e reforçando o efetivo, além dos da PM e dos bombeiros militares”, finalizou Luiz Armando.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support