Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Governador autoriza retomada das...

Governador autoriza retomada das obras do aeroporto de Forquilhinha

Fotos: Eduardo Valente / Secom

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou a Ordem de Serviço que autoriza a retomada das obras de revitalização do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, no Sul do estado. O anúncio foi feito durante reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), em Criciúma, na manhã desta quinta-feira, 18.

“Vamos revitalizar todos os aeroportos de Santa Catarina. Precisamos criar alternativas para permitir o pouso e decolagem nos nossos aeroportos e com isso gerar mais recursos para o nosso estado. Vamos continuar investindo”, destacou o governador Jorginho Mello.

O investimento do governo catarinense será de cerca de R$ 11,6 milhões para a conclusão dos trabalhos. O ato desta quinta-feira, em Criciúma, contou com as presenças do prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e do secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, além de outras autoridades locais.

:: Leia também: Governo do Estado e Celesc planejam investimentos milionários para a regional de Criciúma até 2026

Obras serão retomadas

As obras de revitalização estavam paradas desde dezembro de 2022 após a desistência da empresa que venceu a licitação e que havia iniciado os trabalhos. Até agora, cerca de 21% da obra foi realizada e R$ 3,6 milhões já foram investidos.

“Esta foi uma das primeiras situações que precisavam ser destravadas quando assumimos a secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias no final do mês de março. Recebemos a demanda do governador e o compromisso com a região para que a obra fosse retomada. Este ato é muito representativo para nós, pois também é a primeira obra encaminhada pela secretaria e que em breve vamos concluir e entregar”, relata o secretário Beto Martins.

A Setep Construções, que ficou em terceiro lugar na licitação, aceitou concluir o projeto após recusa da segunda colocada, a Qualidade Mineração. À Setep caberá executar os serviços remanescentes de recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares, pátio de estacionamento de aeronaves e readequação da faixa de pista, cerca patrimonial e implementação de via de inspeção.

A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em até 90 dias. Com a revitalização, o Aeroporto Diomício Freitas poderá retomar as atividades de aviação executiva, de serviços de transporte aeromédicos e de transporte de valores.

Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support