Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Governador aumenta em 33%...

Governador aumenta em 33% o repasse para as corporações de Bombeiros Voluntários no aniversário de Joinville

O governador Jorginho Mello começou esta quinta-feira de agendas de trabalho com um anúncio de que o Governo do Estado repassará R$ 8 milhões para a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC). A ação faz parte das comemorações dos 172 anos de Joinville, completados neste 9 de março.

“Os bombeiros fazem esse serviço que todos adoramos. São eles que vêm ao nosso encontro salvar nossa vida e nosso patrimônio. Estamos fazendo esse repasse na certeza de que vão atender muito bem todos esses municípios. E hoje vamos andar em Joinville e aplaudir a cidade”, disse o governador Jorginho Mello. A agenda dele segue ao longo de todo o dia na maior cidade de Santa Catarina, com anúncios sobre o Ceasa e para a área da Saúde.

O valor previsto para 2023 é 33% maior do que a média anual dos últimos anos, que gira em torno de R$ 6 milhões. “São 32 corporações que atendem 51 cidades e totalizam 1,6 milhão de catarinenses atendidos pelos bombeiros voluntários”, explicou o presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler.

Governador Visita à Associação dos Bombeiros Voluntários

O ato foi realizado na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ). Participaram também a vice-governadora Marilisa Boehm, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, o comandante dos Bombeiros Militares de Santa Catarina, Fabiano de Souza, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, deputados estaduais e outras lideranças políticas. O CBVJ é a mais antiga instituição do gênero do País.

“Isso veio com os imigrantes da Alemanha que já tinham essa cultura lá. Eles já tinham essa preocupação. As casas eram de madeira e o fogo podia acabar com todo patrimônio. Então eles se juntaram naquele espírito germânico de associativismo e criaram essa instituição em 13 de julho de 1892, explica o comandante Carlos Antonio Kelm, voluntário do CBVJ.

Um dos exemplos dessa tradição é o bombeiro voluntário Romeu Ernesto Dresser, 84 anos, 65 deles no CBVJ. “Meu primeiro dia deu aquela tremedeira, né? Mas isso aqui entrou no sangue e não saiu mais. Naquela época, era de 14 em 14 dias, aí a corporação e a cidade foram crescendo e virou semanal. A quarta-feira virou sagrada”, conta Romeu, da chamada Equipe Tradição, voluntários que não estão mais na ativa, mas fazem questão de marcar presença na corporação.

Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/governosc/albums/7217772030657706

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support